Mururé planta daninha mas repleta de benefícios para a saúde

Mururé (Pistia stratiotes) é uma planta aquática de origem amazônica, encontrada em lagos, lagoas e rios;  sendo conhecida popularmente por alface-d’água, pajé, flor-d’água, lentilha-d’água, mururé-pagé, pagé, pasta, mureru e repolhinho-d’água.

Ela é muito popular entre os indígenas que a utilizam de várias formas para diversas enfermidades, na medicina popular.

Descrição

É uma planta ornamental aquática, pouco exigente em relação ao local para crescimento, que possui raízes longas e folhas dispostas em rosetas. A inflorescência é em forma de cachos, que possuem flores roxas ou rosadas. Propaga-se por folhas submersas, rizomas ou sementes.

A planta vegeta em todo tipo de água, seja pura, barrenta, poluídas ou paradas, exceto em água salgada. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Propriedades Medicinais

A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como antissifilítica, antiasmática, antidisentérica, antiartrítica, anti-herpética, anti-hemorroidária, antidiabética, anti-inflamatória, diurética, emoliente, expectorante e maturativa.

Serve para quê?

Ela é utilizada, na medicina popular, em forma de pó, suco ou infusão para cicatrização de feridas, alívio de tosses, hemorroidas, para dores reumáticas e no controle da diabetes.

Ela é usada na medicina natural para alívio de várias enfermidades e principalmente na região amazônica, que possui pouco acesso aos postos de saúde e hospitais.

A planta é usada em projetos paisagísticos para ornamentação de variados ambientes, embelezando o espaço com suas belas folhas e flores.

A planta possui outra propriedade interessante que é para remoção de nódoas, óleos e graxas de roupas e produtos diversos. Basta deixar a planta alguns dias dentro de um balde com água, para liberação do princípio acre; depois esfregá-la no objeto. Suas raízes, após cozimento, constituem boa alternativa para alimentação de porcos.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em lagos, rios, lagos e serve como serve como habitat  de peixes  e micro invertebrados aquáticos, além de ser despoluidora da água.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Mururé (Foto fonte: //bomets.com/)

Mururé (Foto fonte: //bomets.com/)

Mururé (Foto fonte: //br.pinterest.com/pin/384072674441892895/)

Mururé (Foto fonte: //br.pinterest.com/pin/384072674441892895/)

8 Comments on "Mururé planta daninha mas repleta de benefícios para a saúde"

  1. Esse vegetal não é nururé e sim mureru. O mururé é uma árvore frondosa que cresce nas mata doAmazonas.

    • Prezado Senhor, agradecemos sua visita e seu comentário. Os nomes populares das plantas variam em cada região do Brasil. Na região sudeste a planta é conhecida como mururé. Saudações Equipe coisasdaroca.com

    • BOA TARDE!
      TALVEZ ALGUÉM JÁ TENHA RESPONDIDO SUA PERGUNTA MAS, CREIO QUE MESMO ASSIM, MINHA RESPOSTA POSSA TE AJUDAR. SOU TERAPEUTA IRIDOLOGISTA E QUÂNTICA, TRABALHO COM FITOTERAPIA E FLORAIS, A RESPEITO DO MURURÉ, ELE DAR O EFEITO DE ANALGESIA E POR ATUA COM MAIOR EFICIÊNCIA EM DOENÇAS REUMATOIDES, VAI AJUDAR MUITO NO SEU PROBLEMA UMA VEZ QUE A ESPONDILOARTROSE E ESPONDILARTRITE FAZ PARTE DO MESMO QUADRO NO ENTANTO,HÁ TAMBÉM OUTROS QUE PODERÃO SE ASSOCIAL A ELE E TERÁ EFEITOS AINDA MELHORES. OS MEDICAMENTOS NATURAIS NÃO CONTÉM NENHUM TIPO DE PRODUTO QUÍMICA PORTANTO, NÃO AGRIDE A SAÚDE E A RESTAURAÇÃO DA SAÚDE É RÁPIDA E EFICAZ. SE DESEJAR ENTRAR EM CONTATO COMIGO PARA UMA AVALIAÇÃO IRIDOLOGICA ONLINE EU TENHO O MEU SITE ONDE ATENDO CLIENTE ONLINE OU PODE LIGAR NO 65996717292

  2. fui diagnosticada com espondiloartrite axial o mururé cura essa doença?

    • Cecília, as plantas medicinas aliviam alguns males, mas jamais substitui o acompanhamento médico, portanto visite seu médico de confiança e boa sorte! Saudações Equipe coisasdaroça.

  3. fui à um quiropraxista devida a fortes dores na coluna, o mesmo me receitou tomar uma infusão de mururé, e no primeiro dia tomando minhas dores já aliviaram bastante, no segundo dia quase não sinto mais dor! funciona mesmo!

  4. JOSE MARIA OLIVEIRA DA COSTA | 24 de março de 2020 at 00:32 | Responder

    Mururé é uma planta aquática. Sou nascido e criado na amazônia e nunca ouvi falar em árvore mururé.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.