Beldroega repleta de nutrientes para uma boa alimentação

Beldroega (Portulaca oleracea) é uma herbácea considerada como PANC, que é planta alimentícia não convencional, encontrada em várias regiões brasileiras, sendo considerada como mato ou para composição de jardins.

Ela é utilizada em jardins, canteiros e praças como planta ornamental e conhecida por vários nomes tais como eldroega-comum, beldroega-das-hortas e verdolaga.

Conheça a Beldroega

É uma planta rasteira, que prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas adapta-se em vários tipos de solos e climas. Possui folhas simples, carnudas e suculentas em forma de rosetas, que possuem sabor acidulado, que remete ao espinafre. Produz flores pequenas e amareladas. Suas sementes são de cor marrom e responsáveis por sua propagação.

Utilização da Beldroega

Ela é utilizada para finalidades ornamentais compondo jardins, canteiros e jardineiras em várias regiões brasileiras.

Suas folhas são comestíveis utilizadas em várias preparações culinárias tais como saladas, sucos, assados e refogados. Suas pequenas sementes podem fazer parte de receitas de pães, bolos e biscoitos; além de empregadas para eliminação de verminoses.

Propriedades Terapêuticas da Beldroega

A herbácea apresenta várias propriedades terapêuticas tais como diurética, laxante, vermífuga, antiescorbútica, sudorífera, colerética, depurativa, anti-inflamatória, antipirética e antibacteriana. Ela é rica e ômega-3 e ácido oxálico, devendo ser consumida com moderação. Ela possui vitaminas A, B, C, sais minerais tais como magnésio, cálcio, potássio e ferro.

Ela é utilizada na medicina popular, em forma de sumo ou compressa para alívio de disenteria, enterite aguda, mastite, hemorroidas, cistite, hemoptise, cólicas renais, queimaduras, úlceras, inflamação dos olhos; além de ajudar na purificação sanguínea.

Onde encontrar a Beldroega?

Encontrada em quintais das casas de roça, hortas domésticas, em jardins e praças em variadas regiões do Brasil e em sites que comercializam mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Beldroega (Foto fonte //hortas.info/como-plantar-beldroega)

Beldroega (Foto fonte //hortas.info/como-plantar-beldroega)

Beldroega (Foto: //culinaria.terra.com.br/confira-os-poderes-da-beldroega-para-a-saude,29b548cb5a7e79b7ff84745fe1795f88mscvo0zv.html)

Be the first to comment on "Beldroega repleta de nutrientes para uma boa alimentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.