Mané-mago e suas diversas aplicações para a saúde

Mané-mago (Leonurus sibiricus) é um arbusto nativo da Ásia, mas encontrado em diversas regiões do planeta; usado na medicina popular, desde os tempos mais remotos, por causas de suas diversas propriedades medicinais.

Ele é conhecido por diversos nomes tais como macaé, rubim, agripalma, erva-das-lavadeiras, mané-magro, amor-deixado, mané-turé, pau-pra-tudo e mata-pasto.

Na região de Chiapas (México) é utilizado como substituto da Cannabis sativa, onde é conhecido como “marahuanilla” ou “maconha pequena”; além de ser usado na preparação de cigarro.

Cultivo do Mané-mago

Ele é uma planta anual, que pode alcançar até 1 metro de altura, possui folhas estreitas, flores violetas, rosas ou azuladas, bem próximas ao caule da planta, que são muito visitadas por insetos. Adapta-se facilmente em qualquer tipo de solo e pouco exigente em relação a rega, mas não tolera encharcamento.

Ele cresce espontaneamente em meio a lavouras ou hortas domésticas; sendo considerada erva daninha, por causa de sua multiplicação e crescimento rápidos. Propaga-se por suas sementes.

Propriedade do Mané-mago

Ele possui diversas propriedades terapêuticas tais como diurética, relaxante, digestiva, expectorante, antitussígena, anti-inflamatória, antibacteriana, afrodisíaca e tonificante.

Utilização do Mané-mago

Ele é utilizado na medicina popular para problemas digestivos, intestinais, vômitos, cólicas abdominais, tosse, bronquite e para a saúde dos rins. Na China, suas sementes são consideradas como afrodisíacas e como tonificante.

Ele é usada em forma de chá, ou maceradas em água filtrada. Seu sabor é forte, intenso e desagradável, mas que pode ser benéfico no alívio de vários males.

Em forma de emplastro é usado para dores reumáticas, com aplicado nos locais doloridos. Seu forte odor espanta pernilongos e mosquitos.

Uma forma muito popular para o alívio da tosse é esquentar a água, aproximadamente 200 ml. Quando iniciar a formação de bolinha no fundo da vasilha, apagar o fogo, colocar meia colher de sopa de pó de café e duas folhas amassadas do mané-mago. Abafar e tomar ainda morno.

Onde encontrar o Mané-magro?

Ele é encontrado em lavouras, hortas domésticas, em terrenos baldios e em quintais das casas de roça. Ele é um dos remédios mais populares nos rincões do Brasil, ajudando na melhora da digestão e principalmente das tosses insistentes que aparecem durante o inverno.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Mané-mago

Mané-mago (foto fonte //ontheedgegardening.wordpress.com/2013/10/19/leonurus-sibiricus-honeyweed/)

Mané-mago (foto fonte //www.colpos.mx/linea04/catalogo/especies/07/07.html)

Mané-mago (foto fonte //www.colpos.mx/linea04/catalogo/especies/07/07.html)

Be the first to comment on "Mané-mago e suas diversas aplicações para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.