Acariçoba é uma planta repleta de propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote
  1. Acariçoba (Hydrocotyle umbellata L) é uma planta de origem americana; sendo encontrada em diversas regiões brasileiras; conhecida popularmente por acariçaba, acariroba, barbarosa, erva-do-capitão e pára-sol.

Ela é amplamente usada na medicina popular desde a antiguidade, conhecida pelos indígenas, por causa de suas variadas propriedades.

Cultivo da Acariçoba

A herbácea é uma planta perene e rasteira, considerada como daninha e se adapta a qualquer tipo de solo, desde o arenoso até o pantanoso, sendo resistente à seca e excesso de luz solar.

Acariçoba ( foto https://inpn.mnhn.fr/espece/cd_nom/159708?lg=en)

Acariçoba ( foto https://inpn.mnhn.fr/espece/cd_nom/159708?lg=en)

Ela propaga-se por sementes ou através da divisão de seus rizomas. Sua folhas são simples, grandes e brilhantes.

Apresenta flores discretas de cor verde amarelada, preferidas pelos insetos, que são dispostas em panículas de umbelas no ápice, ou seja, remetem ao formato de um sombrinha; além de possuírem longa haste floral, que as dispõem acima da folhagem. Seus frutos são pequenos e em formato de cápsulas.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como diurética, emética, tônica, anti-sifilítica, anti-inflamatória,  estimulante, ansiolítica, anti-cartártica e anti-reumática.

Serve para quê?

O suco das folhas auxilia no clareamento da pele e podem ser usadas apenas externamente, pois elas são tóxicas. O rizoma, em forma de suco, é usado para alívio dos males do fígado e do intestino; além de ser diurético.

A medicina Ayurveda a utiliza para melhora de estafas, irritabilidade, insônia e para a concentração. A planta é usada pela indústria cosmetológica para preparação de cosméticos para melhoria da saúde da pele.

Acariçoba (foto https://www.fotolia.com)

Acariçoba (foto https://www.fotolia.com)

Onde encontrar?

Ela é encontrada em solos arenosos, aquáticos e em quase todo o litoral brasileiro; além de invadir canteiros e jardins.

Encontrada ainda na preparação de cosméticos e em lojas que comercializam plantas medicinais. As folhas são comercializadas desidratadas e na forma de pó para diversas finalidades.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

Be the first to comment on "Acariçoba é uma planta repleta de propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.