Tucumã palmeira exótica repleta de aplicações na saúde e cosmetologia

Tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) fruto do tucumanzeiro, que é uma palmeira de origem amazônica; muito conhecida e apreciada na região norte do Brasil, principalmente nos estados do Pará e Amazonas.

Conheça o Tucumanzeiro

É uma palmeira de grande porte, que chega a alcançar até 20 metros de altura. Ela é pouco exigente em relação ao solo e clima, mas não tolera locais encharcados. Suas flores são produzidas em cachos longos e eretos. Seus frutos possuem forma ovoide, tem casca dura, amarelo-esverdeada, polpa fibrosa e oleaginosa. Propaga-se por sementes dispersas por aves ou insetos e também pelas mudas.

Propriedades do Tucumã

O fruto é rico em vitaminas A, B e C; fibras; antioxidantes; pectina; ômegas 3, 6 e 9; sais minerais tais como potássio e magnésio; além de possuir ação hidratante para a pele e cabelo.

Utilização do Tucumã

Ele pode ser ingerido in natura ou na preparação de geleias, doces, sorvetes, picolés, compotas, cremes, bolos biscoitos; além de ser usado em recheios de sanduíches e ser muito apreciado na região Norte, principalmente em Parintins, AM.

Seu consumo regular, em pequenas porções, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, além de ajudar a controlar os níveis da pressão arterial e do colesterol.

A Manteiga de Tucumã é extraída das sementes e da polpa da fruta, por um processo natural de extração de pressão à frio, sem solventes ou substâncias químicas. Ela é emoliente e utilizada para a fabricações de variados cosméticos para o corpo e cabelo.

Sua madeira é utilizada em diversas construções rurais e seu palmito em diversas receitas culinárias.

Onde encontrar o Tucumã?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses são prejudiciais à saúde.

Tucumã

Tucumã

Tucumã

Be the first to comment on "Tucumã palmeira exótica repleta de aplicações na saúde e cosmetologia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.