Giesta usada para fins ornamentais e de fácil cultivo

5 (100%) 1 vote[s]

Giesta (spartium junceum) é um arbusto originário das Ilhas Canárias, conhecido na medicina popular, por causa de suas propriedades medicinais. Ele é nominado popularmente por Vassoura Espanhola e Retama.

Descrição

A planta possui ciclo perene, e pode alcançar até três metros de altura. Seus ramos são finos, eretos e de coloração esverdeada. As  folhas pequenas são dispostas em ramagens finas.

Giesta (foto //theoriginalgarden.com)

As inúmeras inflorescências são amarelas, com flores pequenas, hermafroditas, perfumadas e de longa duração; e surgem na primavera-verão.

Os frutos, em formato de vagens, são finos, achatados, pubescentes e negros quando maduros. Prefere temperatura amena, solo rico em nutrientes; além de tolerar clima mais seco. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades diurética e anti-inflamatória.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular, em forma de chá, para alívio de infecções urinárias e para ajudar na perda de peso, uma vez que possui propriedade diurética.

A planta é popularmente usada em projetos paisagísticos, em canteiros, praças e jardins, conferindo beleza e colorido nos locais onde se faz presente.

Onde encontrar?

Giesta (foto //www.fs.fed.us/database)

Giesta (foto //www.fs.fed.us/database)

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, sendo empregada em projetos paisagísticos e apresenta toxicidade, devendo ser usada com cautela; e sob a supervisão de pessoas especializadas em plantas medicinais.

Ela é considerada como erva daninha, pois cresce espontaneamente em terrenos baldios; além de invadir canteiros e jardins.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Giesta usada para fins ornamentais e de fácil cultivo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.