Lampião da antiguidade até os dias atuais iluminando transformações

Lampião uma das formas de iluminação usada pelo homem na antiguidade; e que testemunhou momentos de muita importância para a história da humanidade.

O homem pré-histórico após dominar o uso do fogo, usava diversas alternativas de iluminação de suas cavernas, que eram confeccionadas por tochas e gordura animal para garantir a luminosidade de sua moradia.

Com o passar dos anos, o homem foi aprimorando seus utensílios, sua moradia e a forma de iluminação de suas casas; foi transformando os utensílios e sua forma de vida.

Conheça o lampião

O lampião mais antigo de que se tem notícia era feito à base de argila. Posteriormente de metal, iluminado por vela ou querosene. Com o passar dos anos e várias tentativas, descobriu-se que ele poderia ser aceso por gás; pois até então era usado óleo de gordura animal.

A chama do fogo, produzida por óleo, querosene ou gás, ficava protegida por um tubo de vidro; que garantia  a circulação do ar dentro do tubo, fazendo a chama ficar mais brilhante e com maior poder de iluminação.

Utilização do lampião

Ele era um artefato para pessoas mais abastadas e fazia parte da iluminação das pequenas vilas; que se transformaram em grandes cidades ou metrópoles. A ruas de Londres, por exemplo, foram iluminadas primeiramente por lampiões.

No Brasil, por volta de 1851, o Barão de Mauá iniciou a iluminação das ruas das pequenas vilas e cidades brasileiras com lampiões.

Ainda é muito comum em cidades históricas acharmos resquícios de lampiões em seus centros históricos; que preservam sua origem e história.

Nas roças brasileiras os lampiões eram artefatos para famílias mais abastadas e ficavam restritos às grandes fazendas ou grandes Engenhos.

Onde encontrar o lampião?

Ele é encontrado em cidades históricas, em museus, em locais que têm o turismo rural como atração e em sites que comercializam diversos produtos.

Ainda há casas de roças que mantêm diversas antiguidades como peças de decoração, que remetem à época das fazendas e da vida na zona rural.

Lampião

Lampião (Foto fonte mercadolivre.com)

1 Comment on "Lampião da antiguidade até os dias atuais iluminando transformações"

  1. Acho que vcs poderiam colocar o autor, assim dá pra gente referenciar no tcc.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.