Amora desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde

Amora (Morus nigra) é uma planta originária da Índia, que chegou ao Brasil por volta do século XVII e se espalhou por quase todas as regiões brasileiras. Ela é conhecida principalmente como amoreira e amoreira-do-bicho-da-seda.

Conheça a Amoreira

É uma planta de médio porte, que pode alcançar até 10 metros de altura, cujo caule possui casca rugosa e escura. Prefere solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Sua copa ampla é formada por folhas verde-claras. Suas flores pequenas e amareladas são visitadas por insetos.

O fruto, que mistura o doce e azedo, é a junção de pequenas drupas que são verdes quando jovens e quase pretas quando maduras. A árvore propaga-se por mudas e estaquias.

Propriedades da Amora

Elas são ricas em vitaminas A, C, E, K, antioxidantes, fibras, sais minerais tais como ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês.

Utilização da Amora

Ela pode ser consumida in natura, em saladas, sucos, conservas, geleias, compotas, bolos, doces, tortas, caldas, licores e recheios diversos.

Suas folhas são usadas na cultura do bicho da seda para produção de lã; além de servir como planta ornamental na arborização de canteiros, praças e parques.

Ela é usada desde a antiguidade na medicina asiática e na medicina popular como purificante do sangue e como elixir da juventude. O chá da folha da amora é utilizado para melhora do funcionamento intestinal e para ajudar na perda de peso.

Seu consumo regular, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde das artérias; além de ser amiga das dietas, pois é uma fruta de poucas calorias.

Onde encontrar a Amora?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em grandes plantações para alimento do bicho da seda, em feiras livres e mercados municipais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Amora

Amoreira

Amora

Amora

Amora

Be the first to comment on "Amora desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.