Geleia de frutas, doce que caiu no gosto dos brasileiros

A geleia é um alimento produzido a partir das frutas, seja inteiras, em pedaços ou em polpas, bastante comum na alimentação diária dos brasileiros. Caracterizada principalmente por seu aspecto que remete ao de uma gelatina, em razão da pectina existente nos frutos utilizados; essa iguaria tem uma coloração mais transparente e um sabor doce. Isso se deve ao seu modo de preparo, cuja base constitui-se da fruta, de água e de açúcar. Ideal para rechear um pão durante o café da manhã, ou um delicioso bolo, a geleia chama atenção não somente por seu sabor, mas também por sua versatilidade.

Geleia (foto: https://anamariabraga.globo.com/materia/receitas-faceis-geleia/)

Qual é a origem da Geleia?

Que esse alimento faz parte do cotidiano de muitos brasileiros, não é novidade. Mas e a origem da geleia? De onde surgiu?

Acredita-se que a geleia tenha surgido há bastante tempo, por acaso, devido à necessidade que existia de se conseguir armazenar as frutas por um tempo maior. Desse modo, a adição de açúcar e fervura permitia a conservação em um período recorde para a época, que seria em torno de 2 semanas. Todavia, embora a data desse acontecimento não seja específica, registros indicam que os árabes tenham sido pioneiros nesse processo; principalmente na introdução do açúcar, uma vez que era comum o uso de frutas para a cura de diversas enfermidades.

Contudo, há uma outras histórias sobre a origem dessa iguaria, sendo que uma delas inclui Leonardo da Vinci; o qual teria mencionado em seu livro a receita de uma marmelada. Ainda assim, uma das histórias mais famosas é francesa e está relacionada a uma tempestade. Isso porque, de acordo com algumas histórias, em 1790, no sul do território francês, havia um grupo de mulheres cozinhando maçãs. Todavia, uma tempestade se aproximava, e elas deixaram a cozinha para se esconderem. Ao retornarem no dia seguinte, havia no tacho um alimento de consistência gelatinosa, que ao ser provado, foi de muito agrado e passou a ser utilizado em diversas receitas.

Geleia (foto: https://www.arvenhidromeis.com.br/)

Diferença entre geleia, marmelada e chimia

Por mais que essas três delícias sejam um pouco parecidas, há algumas diferenças significantes. A geleia, assim como dito anteriormente, é um alimento que se baseia principalmente no cozimento das frutas em líquido, principalmente água; e que posteriormente passa por um processo de coagem.

Já a marmelada, que depois foi chamada de goiabada, diferencia-se principalmente pela consistência; uma vez que é produzida normalmente em barras, sendo, portanto, mais sólida. Por sua vez, a chimia, doce muito comum principalmente entre os gaúchos, se diferencia da geleia por usar a fruta como um todo para a preparação do doce, sem a adição de água.

Be the first to comment on "Geleia de frutas, doce que caiu no gosto dos brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.