O fogão a lenha é um artefato que remonta os tempos mais antigos, quando o homem começou a dominar o fogo e deixou de ser nômade.
Conheça a história do Fogão a Lenha
Os primeiros fogões que se têm notícia eram buracos furados no chão, nos quais se colocava o fogo e as panelas por cima das chamas, apoiadas em pedras, com o objetivo de cozinhar a caça.
Com o passar dos anos, o homem foi inventando outras formas de fazer com que a tarefa de cozinhar alimentos ficasse mais fácil; aprimorando o local de cozinhá-los. Dessa forma inventaram o fogão de barro; posteriormente de pedras, tijolos, metal, até chegar aos modelos atuais, que são mais modernos, movidos à gás ou eletricidade.
Mas para se chegar ao artefato que conhecemos atualmente, muitas transformações aconteceram ao longo dos anos, seja na fabricação do fogão, ou na forma de moradia dos homens.
Antigamente nas senzalas, moradia dos escravos, havia as grandes fornalhas que eram
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!responsáveis pelo cozimento dos alimentos dos escravos. O fogão a lenha era um artefato para a casa grande, no qual se cozinhava para as famílias mais abastadas.
Durante muitos séculos o fogão a lenha foi companheiro das escravas, ou das mulheres que eram responsáveis pela alimentação das famílias.
Utilidades do fogão a lenha
O fogão a lenha era responsável pela preparação de toda a alimentação das fazendas, das casas das roças dos rincões do Brasil e de várias regiões do planeta. Ele era responsável pelo costume
de esquentar a água para as pessoas tomarem banhos de bacia; e posteriormente para colocação da água em baldes, que faziam o papel de chuveiro.
Na roça era comum preparar o angu, a mandioca, ferver o leite e fazer a fritura de todas as carnes para acondicionamento em latas, submersas em gordura, pois dessa forma que guardava os alimentos para não estragarem, devido à falta da geladeira.
Atualmente o fogão a lenha é encontrado em vários locais que têm o turismo rural como atração e fonte de renda e tem reconquistado seu valor. Mas por muito tempo ele era apenas um objeto de decoração ou considerado como algo que não tinha importância, significando algo caipira, sem valor e que remetia à roça.
As pessoas nascidas e criadas na roça sabem do valor e da grande utilidade que o fogão a lenha tem para as famílias; o quanto ele era responsável por várias finalidades.
O artefato testemunhou muitas lutas e muitas transformações dos povos e ajudou na criação de várias gerações, que foram se transformando, inventando e se reinventando.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp