Mandioca desde tempos remotos presente na alimentação brasileira

5 (100%) 1 vote[s]

Mandioca (Manihot esculenta crantz) planta nativa das Américas; sendo muito popular em todas as regiões brasileiras, conhecida também por aipim, macaxeira, maniva, manaíba, carimã, uaipi e castelinha.

Ela é utilizada pelos índios brasileiros, desde os tempos mais remotos, sendo sua principal fonte de alimentação. Foram os indígenas que apresentaram a mandioca aos portugueses, que a difundiram a outros países e continentes.

Conheça a Mandioca

Planta de pequeno porte, que chega a alcançar até 5 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo e rega; mas não tolera solo encharcado. Propaga-se pela fragmentação do caule, que é coberto por terra e em pouco tempo, em média de sete meses, dará origem a novo pé, cujas raízes poderão ser colhidas para consumo.

Benefícios da mandioca

Ela é fonte de carboidratos, fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B e sais minerais tais como cálcio, fósforo e ferro; além de ser um excelente energético natural.

Seu consumo regular, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no funcionamento intestinal, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde dos dentes e dos ossos.

Utilização da mandioca

Da mandioca são produzidas a farinha e a fécula, que é conhecida por amido, polvilho, tapioca ou goma. A raiz é ingrediente de várias receitas culinárias, além de servir como alimento para diversos animais.

Na culinária ela é usada de diversas formas tais como purê, creme, escondidinhos, jabá, bolos, salgadinhos, sopas e variadas criações, pois ela é um curinga para qualquer hora e qualquer receita.

Ultimamente seu consumo mais popular é a tapioca; que está presente em várias regiões brasileiras, principalmente nas barracas da bela e histórica Olinda, PE.

Sua goma era usada também para engomar anáguas e ternos usados nas festas populares das pequenas vilas brasileiras, que se transformaram em grandes cidades.

Seu polvilho era usado para fazer biscoitos artesanais, que eram quitandas servidas aos funcionários das lavouras de café, milho e cebola nos rincões das roças brasileiras.

Onde encontrar a mandioca?

Ela é facilmente encontrada em diversas regiões brasileiras, seja em quintais das casas de roças, em grandes lavouras comerciais, em feiras livres, mercados municipais e até em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Pé de Mandioca

Pé de Mandioca

Folha da Mandioca

Folha da Mandioca

Be the first to comment on "Mandioca desde tempos remotos presente na alimentação brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.