Umbu repleto de propriedades para a saúde e bem-estar

Umbu (Spondias tuberosa) é nativo da caatinga brasileira, conhecido também por imbu, cujo nome é de origem tupi-guarani, que quer dizer “árvore que dá de beber”.

Os nativos e vaqueiros utilizam da batata da planta para matar a sede em momentos de grande estiagem na caatinga.

Cultivo do Umbu

O Umbuzeiro possui médio porte, e pode alcançar até sete metros; possui tronco curto e copa em forma de guarda-chuva. Pouco exigente em relação ao solo, irrigação e temperatura.

A planta possui raízes modificadas que armazenam água e nutrientes para o momento em que a planta perde as folhas, após a estação das chuvas.

Produz flores brancas, agrupadas, perfumadas, cujo néctar é retirado pelas abelhas para se alimentarem e produzirem mel.

O fruto é pequeno e arredondado, com casca lisa ou com pequenos pelos, que lhe conferem uma textura levemente aveludada. Possui cheiro doce e sabor agradável, levemente azedo e coloração verde-amarelada. O umbuzeiro propaga-se pelas sementes, mudas e enxertia.

Propriedades e benefícios do Umbu

Ele é rico em proteínas, vitaminas A, B, C; além de sais minerais tais como ferro, cálcio e fósforo. Possui propriedades antioxidante, antiespasmódica, energizante, antidiarreica, vermífuga e antitumoral.

Consumido regularmente, ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na eliminação de gases.

Suas folhas e batatas das raízes são usadas como fontes de alimento; além de ajudar a aliviar diarreias e evitar o escorbuto, sendo usadas na medicina popular desde a antiguidade, principalmente pelos indígenas.

O fruto é consumido in natura, na preparação de sucos, geleias, doces, compotas, molhos, mousses, sorvetes, picolés e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

Ele é amplamente usado pelas indústrias cosméticas para a produção de variados produtos para o cabelo e pele, fazendo com que o fruto fique conhecido mundialmente.

Onde encontrar o Umbu?

Ele é encontrado em plantações para finalidades comerciais, em feiras, mercados e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Umbu (foto fonte http://cerradoeditora.com.br/cerrado/umbu-fruta-da-caatinga-tem-forte-potencial-para-a-fabricacao-de-cosmeticos/)

Umbu (foto fonte http://cerradoeditora.com.br/cerrado/umbu-fruta-da-caatinga-tem-forte-potencial-para-a-fabricacao-de-cosmeticos/)

Umbu ( foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/umbu.html)

Umbu ( foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/umbu.html)

Be the first to comment on "Umbu repleto de propriedades para a saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*