Jaca fruta exótica, mas repleta de nutrientes para a saúde

Jaca (Artocarpus heterophyllus), fruta de origem indiana, que chegou ao Brasil com os portugueses; e se adaptou ao clima tropical, sendo encontrada em várias regiões brasileiras.

Conheça a Jaca

A jaqueira é uma árvore de grande porte, pouco exigente em relação ao solo e de fácil adaptação. Produz grandes frutos, que aparecem de dezembro a abril, que assustam pelo tamanho e pelo gosto exótico. A fruta possui vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço coberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática. Propaga-se por sementes ou mudas.

A jaca tem seu consumo bem restrito, pois há poucas pessoas que apreciam o fruto; mas aos poucos ela vem sendo descoberta por causa seus benefícios para a saúde.

Propriedades da Jaca

Ela é rica em  fibras, proteínas, sais minerais tais como cálcio, fósforo, potássio, cobre, manganês, ferro, magnésio, vitaminas A, C, E, K, carboidratos e vitaminas do complexo B; principalmente B2 (riboflavina) e B5 (niacina); alem de ácidos fólico e pantotênico. Ela é energética, afrodisíaca, antioxidante, cicatrizante, depurativa, anticancerígena e febrífuga.

Utilização da Jaca

Ela pode ser ingerida ainda verde, desde que cozida em água e sal para diversas preparações culinárias e como substituta da carne. Ela é grelhada no azeite ou óleo de coco e ingerida como bife pelos vegetarianos.

Suas sementes torradas possuem vários nutrientes e podem ser usadas em variadas receitas, além de servir como tira gosto.

Quando amadurece, ela fica mais mole; seu gomos ficam fáceis de serem separados e podem ser ingeridos in natura ou em diversas preparações. Há pessoas que adoram a fruta e a utilizam em sucos, sorvetes, cremes e doces.

Seu consumo regular, em porções moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, protege a saúde intestinal; além de ajudar na saúde do coração e no controle da pressão arterial

Na medicina popular, as folhas da jaqueira, são utilizadas para aliviar febres, furúnculos e doenças de pele. A raiz usada em forma de extrato alivia os sintomas da asma. As sementes batidas com mel aliviam os sintomas da tosse.

Onde encontrar a jaca?

Ela é facilmente encontrada em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Jaca

Jaca

Jaqueira

Be the first to comment on "Jaca fruta exótica, mas repleta de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.