Alcaparra é uma planta (Capparis spinosa) de origem mediterrânea, que foi disseminada em várias regiões do planeta e cada vez conquista mais adeptos, além de ser muito benéfica para a saúde.
Como cultivar Alcaparra?
A alcaparreira é um arbusto que se adapta bem em climas quentes, mas também tolera baixas temperaturas. É pouco exigente em relação ao solo, mas não admite encharcamento.
O arbusto pode alcançar até um metro de altura, possui folhas ovais e espinhentas; produz belas flores visitadas por insetos, mas são seus botões florais que são consumidos. Eles possuem sabor forte e levemente picante. Sua propagação é por sementes ou mudas.
Seus botões após a colheita, deverão ficar sob luz solar por pelo menos 6 horas, para serem colocados em vinagre de boa qualidade.
Os botões frescos possuem sabor amargo e devem passar por um processo de fermentação antes do consumo. Eles podem ser dispostos em camadas preenchidas com sal, em uma solução de vinagre e sal, por pelo menos 20 a 30 dias, para adquirirem seu sabor característico.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Propriedades da Alcaparra
Possui várias propriedades medicinais tais como digestiva, afrodisíaca, calmante, vermífuga, antioxidante, carminativa e sedativa. É rica em vitaminas A, do complexo B, C e K; sais minerais tais como ferro, cálcio e fósforo, além de possuir antioxidantes e ácido cáprico.
Utilização da Alcaparra
Ela é utilizada em diversas preparações culinárias tais como saladas, massas, molhos, cremes, vinagrete, acompanhamento de carne e variados peixes, principalmente a truta. A especiaria deve ser acrescida ao final da preparação da receita para conservar seus nutrientes.
Seu consumo regular fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, estimula o funcionamento do organismo, além de prevenir gripes, resfriados, estimular o apetite e a digestão.
Onde encontrar a Alcaparra?
Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em grandes lavouras comerciais, em feiras livres e mercados municipais. Ela é comercializada em conserva e pode ser usada em diversas receitas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp