Alcaparra repleta de nutrientes e benefícios para a saúde

Alcaparra (Capparis spinosa) de origem mediterrânea foi disseminada em várias regiões do planeta e cada vez conquista mais adeptos, além de ser muito benéfica para a saúde.

Como cultivar Alcaparra?

A alcaparreira é um arbusto que se adapta bem em climas quentes, mas também tolera baixas temperaturas. É pouco exigente em relação ao solo, mas não admite encharcamento.

O arbusto pode alcançar até um metro de altura, possui folhas ovais e espinhentas; produz belas flores visitadas por insetos, mas são seus botões florais que são consumidos. Eles possuem sabor forte e levemente picante. Sua propagação é por sementes ou mudas.

Seus botões após a colheita, deverão ficar sob luz solar por pelo menos 6 horas, para serem colocados em vinagre de boa qualidade.

Os botões frescos possuem sabor amargo e devem passar por um processo de fermentação antes do consumo. Eles podem ser dispostos em camadas preenchidas com sal, em uma solução de vinagre e sal, por pelo menos 20 a 30 dias, para adquirirem seu sabor característico.

Propriedades da Alcaparra

Possui várias propriedades medicinais tais como digestiva, afrodisíaca, calmante, vermífuga, antioxidante, carminativa e sedativa. É rica em vitaminas A, B, C e K; sais minerais tais como ferro, cálcio e fósforo, além de possuir antioxidantes e ácido cáprico.

Utilização da Alcaparra

Ela é utilizada em diversas preparações culinárias tais como saladas, massas, molhos, cremes, vinagrete, acompanhamento de carne e variados peixes, principalmente a truta. A especiaria deve ser acrescida ao final da preparação da receita para conservar seus nutrientes.

Seu consumo regular fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, estimula o funcionamento do organismo, além de prevenir gripes, resfriados, estimular o apetite e a digestão.

Onde encontrar a Alcaparra?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em grandes lavouras comerciais, em feiras livres e mercados municipais. Ela é comercializada em conserva e pode ser usada em diversas receitas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Alcaparra (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/02/alcaparra.html)

Alcaparra (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/02/alcaparra.html)

Alcaparra (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/02/alcaparra.html)

Alcaparra (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/02/alcaparra.html)

Be the first to comment on "Alcaparra repleta de nutrientes e benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.