Berinjela conhecida desde a antiguidade por causa de suas propriedades

Berinjela (Solanum melongena) é uma hortaliça de origem indiana, que se espalhou em quase todo o planeta; principalmente após a divulgação que ela auxilia na redução do peso corporal.

Ela é conhecida desde os tempos mais remotos pelos turcos e indianos; sendo utilizada em variadas formas e receitas culinárias, dando um gosto exótico às preparações.

Quando ela chegou no Ocidente, foi considerada como planta venenosa. Somente após algumas décadas que ela conquistou o paladar dos ocidentais. Ela chegou ao Brasil com os portugueses, à época da colonização e se adaptou ao clima das novas terras.

Cultivo da Berinjela

A hortaliça é de fácil cultivo, podendo alcançar até 40 centímetros de altura, sendo bem resistente às variações climáticas, mas exigente em relação ao solo, que deverá ser rico em nutrientes; além de rega constante sem encharcamento. Possui belas flores em tons rosados ou lilases, muito visitadas por insetos. Propaga-se por sementes ou mudas.

Os frutos possuem diferentes formas e cores:

-Violeta longa: a mais popular, usada em qualquer receita;
-Violeta de Florença: levemente adocicada, menor que a violeta, possui coloração branca e violeta, muito comum na China, em receitas que levam carnes;
-Branca, a mais adocicada delas, possui polpa delicada e absorve menos gordura durante o cozimento. Ideal para receitas assadas;
-Amarela, possui forma redonda, com polpa verde, sendo mais amarga e ácida que as outras;

-Redonda, considerada a mais saborosa; além de usada em variadas receitas.

Propriedades da Berinjela

Rica em vitaminas B, C, K, carboidratos, fibras e sais mineiras tais como potássio, zinco, ferro e magnésio. Ela possui propriedades antioxidantes, anticancerígena, digestiva e hipoglicemiante.

Benefícios da Berinjela

Ela ingerida regularmente no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, no funcionamento intestinal e na saúde do coração.

Ela é rica em água e fibras, promovendo a saciedade por maior tempo, sendo uma boa alia na perda de peso corporal.

O vegetal é utilizado na cosmetologia, principalmente em máscaras faciais, para rejuvenescimento e manutenção da beleza da pele.

Utilização da Berinjela

Ela é usada em diversas receitas culinárias na forma frita, assada, cozida, refogada e no acompanhamento de variados pratos, salgados ou agridoces.

Ela é encontrada em forma de farinha, que poderá ser acrescida na alimentação ou na preparação de massas, pães e tortas.

Encontrada ainda na forma de cápsulas como suplemento alimentar e na medicina popular; sendo ingerida para ajudar na saúde da pele, do controle da diabetes e na perda de peso corporal.

A ingestão de alimentos não substitui o acompanhamento médico, para tratamento de doenças; em em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Berinjela (foto fonte http://www.vivernaboa.com.br/corpo/alimentacao-corpo/berinjela-grande-aliada-na-perda-de-gordura-abdominal/)

Berinjela (foto fonte http://www.vivernaboa.com.br/corpo/alimentacao-corpo/berinjela-grande-aliada-na-perda-de-gordura-abdominal/)

Berinjela ( http://autodsv.com/beneficios-da-berinjela/

Berinjela ( http://autodsv.com/beneficios-da-berinjela/

Berinjela (http://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alternativa/1580/farinha-de-berinjela-para-emagrecer)

Berinjela (http://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alternativa/1580/farinha-de-berinjela-para-emagrecer)

Be the first to comment on "Berinjela conhecida desde a antiguidade por causa de suas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.