Bacuri repleto de nutrientes e muito versátil para a cosmetologia

5 (100%) 1 vote[s]

Bacuri (Platonia insignis) é uma planta de origem amazônica, muito popular na região norte brasileira; fazendo parte da alimentação e na medicina popular das populações ribeirinhas da região. Ele é encontrado também nos estados do Maranhão e Piauí.

A planta é muito popular entre os indígenas, que utilizam como alimento e na medicina popular para alívio de males e ferimentos.

Conheça o Bacurizeiro

É uma árvore de grande porte, que pode chegar até 40 metros de altura e tronco de mais ou mento 2 metros de circunferência. Ele se adapta a qualquer tipo de solo, clima e rega, mas não tolera baixas temperaturas. Produz belas flores rosadas visitadas por insetos. Seu fruto é de tamanho mediano, com casca dura e possui sabor agridoce e exótico. Suas sementes grandes são envolvidas pela polpa branca e são amarronzadas. Propaga-se por mudas ou estaquias.

Propriedades do Bacuri

Ele é rico fibras, fósforo, potássio, zinco, ferro, cálcio, vitaminas C, D, E, K propriedades anti-inflamatória, digestiva, cicatrizante e diurética.

Seu consumo regular auxilia no funcionamento intestinal, além de fortalecer o sistema imunológico, a prevenção do envelhecimento precoce e no controle da glicemia sanguínea.

Utilização do Bacuri

Ele é usado in natura, ou na preparação de sucos, geleias, licores, doces, bolos, sorvete, polpas e picolés e em variadas criações culinárias.

Suas sementes são usadas na medicina popular, para alívio de diversos males, por causa de suas propriedades terapêuticas. Elas são muito populares na indústria cosmética para fabricação de vários cosméticos, principalmente o batom, que está em fase de pesquisa pela UFPA; e é desenvolvido com a gordura extraída de suas sementes.

Sua madeira, após receber verniz, é utilizada para obras hidráulicas, construção naval e civil, tábua de assoalho e carpintaria. A casca serve para calafetagem de embarcações e a resina expelida pelo caule da árvore é empregada na veterinária.

A árvore pode ser usada em recuperação de áreas degradas, por ser de fácil adaptação, e tolerante ás intempéries da natureza.

Onde encontrar o Bacuri?

Ele pode ser encontrado em feiras livres, mercados municipais tais como o Ver-o-peso e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Bacuri (Foto: //www.garotajambo.com/2016/10/manteiga-de-bacuri-nutricao-energizacao.html)

Bacuri (Foto: //www.garotajambo.com/2016/10/manteiga-de-bacuri-nutricao-energizacao.html)

Semente de Bacuri (foto fonte  //jornalggn.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-ooooooooo/bacuri-uma-deliciosa-fruta-do-cerrado)

Semente de Bacuri (Foto: //jornalggn.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-ooooooooo/bacuri-uma-deliciosa-fruta-do-cerrado)

Be the first to comment on "Bacuri repleto de nutrientes e muito versátil para a cosmetologia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.