Argânia (Argan spinosa) é de origem africana, mas especificamente da região do Marrocos; é conhecido como ouro líquido pelos marroquinos.
Cultivo da Argânia
A árvore é de pequeno porte, chegando até 10 metros de altura, muito resistente, pois sobrevive a qualquer tipo de solo e temperatura, mas não tolera geadas.
Ela vive em média 200 anos, produz folhas e frutos pequenos, que dão origem a um óleo poderoso, aplicado na medicina popular para diversas finalidades. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades terapêuticas
O óleo é extraído das amêndoas do fruto é rico em vitaminas A, D e E, ômega 6; além das propriedades antioxidante, cicatrizante, digestiva e anticancerígena.
Benefícios do óleo de argânia
Ele auxilia na saúde da pele, na cicatrização de feridas, na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Aplicações da argânia
O óleo extraído das amêndoas, é utilizado na culinária em substituição ao azeite, para regar a salada, na preparação de produtos cosméticos e farmacológicos; além de amplamente utilizado na medicina popular para alívio de diversas enfermidades.
A pasta preparada com os frutos pode ser ingerida em substituição a margarina ou manteiga de amendoim.
Ele é muito conhecido para ajudar na manutenção e recuperações dos fios de cabelos; sendo encontrado em diversos shampoos, condicionadores e máscaras capilares.

Onde encontrá-la?
A árvore é nativa do Marrocos e sua colheita é feita de forma artesanal por cabras, que tentam comer os frutos; mas como as amêndoas são muito duras, elas não são mastigadas e são atiradas fora.
Todo o trabalho de beneficiamento do fruto e do óleo é realizado por mulheres, que se juntam em cooperativa para organização e melhor retorno financeiro.
O óleo de argan é encontrado em diversos produtos farmacológicos ou cosméticos, em diversas drogarias, mercados e farmácias. Ele é comercializado ainda em sites que trabalham com diversos óleos essenciais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp