A lenda do Açaí é uma das tradições folclóricas da região Norte, que busca explicar a origem dessa palmeira, tão importante para as comunidades locais. Assim como as lendas da Vitória-régia e do Guaraná, essa história faz parte da cultura indígena da região Amazônica.
Lenda do Açaí
Reza a lenda que, há muitos anos atrás, no interior da Floresta Amazônica, mais especificamente próximo à região de Belém, havia uma tribo indígena muito populosa; como havia muitas pessoas para serem alimentadas, o alimento conseguido na caça e na pesca foi se tornando insuficiente. Desse modo, Itaki, cacique da tribo, tomou uma decisão que, embora drástica, reduziria o problema da fome no local: a partir daquele dia, todas as crianças nascidas no local deveriam ser sacrificadas.

Itaki, entretanto, tinha uma filha, que se chamava Iaçã. Após um certo tempo, Iaçã engravida e dá à luz a uma linda menina, a qual deveria ser sacrificada para validar a regra de seu avô. Sendo assim, sua filha é sacrificada, e a índia fica extremamente triste, e passa a não sair de casa; somente permanecia dentro da oca chorando de saudades. Desesperada com a ideia que seu pai tivera para salvar a tribo, Iaçã pediu ao deus Tupã que fizesse com que Itaki encontrasse um outro modo de evitar a fome; sem que mais crianças fossem mortas. Sensibilizado com a história da índia, Tupã decidiu ajudar.
Em uma noite, Iaçã ouviu um choro de criança do lado de fora de sua oca, e ao sair, viu a imagem de sua filha ao lado de uma palmeira. Sem pensar, a índia foi correndo ao encontro da criança para abraçá-la, mas ao chegar lá, sua filha desapareceu em seus braços. Após passar a noite inteira abraçada à palmeira, Iaçã morre e é encontrada pelos outros integrantes da tribo na manhã seguinte. Embora morta, a índia tinha um semblante feliz, e seus olhos fitavam diretamente os frutos negros da bela árvore.
Ao perceber para onde os olhos de sua filha olhavam, Itaki se deparou com os frutos, os quais foram interpretados como bênção. Os frutos foram colhidos e destes foi feito um suco que alimentou a população e acabou com a fome e com os sacrifícios na região. Para homenagear sua filha, Itaki resolve dar o nome de Açaí à palmeira, palavra que ao contrário, vira Iaçã.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp