Plátano ornamentação para as cidades mais frias

Plátano árvore símbolo da cidade serrana de Campos do Jordão é nativa da América do Norte, sendo símbolo também da bandeira do Canadá.

Ela pertence ao gênero Platanus e à família Platanaceae. Seu nome deriva da palavra grega piatanos, que tem o significado de largo, que faz alusão à copa da bela árvore.

Ele é conhecido por vários nomes tais como Plátano-comum, Plátano-de-sombra, Plátano-europeu, Plátano-de-londres e Plátano-híbrido.

Conheça o Plátano

A bela árvore prefere climas tropicais a temperados, atinte até 30 metros de altura, suporta locais poluídos e por isso sempre está presente em algumas cidades. Ela se adapta melhor ao clima mais frio, por isso é encontrada em regiões serranas e no sul do Brasil, oferecendo grande beleza onde está presente. Sua propagação é através de mudas e estaquias.

Seu tronco ereto possui casca fina e descamante, que lhe garante belo aspecto manchado, com diferentes tons de branco, cinza, castanho e verde. Seus galhos podem ser esparsos ou eretos. A copa formada é frondosa e arredondada. Suas flores são globosas, aparecem em hastes pêndulas e não têm finalidade ornamental. Os frutos são esféricos, espinhosos e de cor marrom, formados por numerosas sementes, que se dispersam pelo vento.

A planta durante a primavera fica com sua copa viçosa e esverdeada; no verão se apresenta frondosa e oferece bela sombra. No outono sua cor varia do amarelo ao vermelho para caírem no inverno.

Utilização do Plátano

A árvore tem finalidades ornamentais, embelezando praças, parques, ruas e chácaras, trazendo aos locais um belo colorido durante o outono, estação na qual suas folhas ficam avermelhadas e posteriormente caem.

A madeira da planta é dura e muito resistente. Esta madeira, pardo-amarelada é utilizada em marcenaria e carpintaria, sendo também empregada como lenha para lareiras e fogões a lenha. Ela é preferida pelos artesãos que constroem instrumentos musicais, principalmente o violino.

Plátano

Plátano

 

Be the first to comment on "Plátano ornamentação para as cidades mais frias"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.