Ingá (Ínga edulis Mart) fruto do ingazeiro, planta tipicamente brasileira; encontrada em várias regiões e conhecida popularmente como ingá-do-mato e ingá-verdadeiro.
O nome da planta é de origem tupi que significa “embebido, empapado, ensopado”, pois suas sementes são envolvidas por uma polpa cremosa e branca.
Conheça o Ingá
A planta prefere locais úmidos e solos férteis, sendo encontrada em lugares próximos a lagos, rios e lagoas. O ingazeiro chega a alcançar até 15 metros de altura. Produz flores quase o ano todo, que são visitadas por abelhas, pássaros e borboletas.
Ingá fruta: seus frutos são produzidos no interior de uma vagem, que alcança até um metro de comprimento. A polpa é branca, viscosa e levemente adocicada. Possui bom teor de fibras, vitaminas e sais minerais.
Benefícios do Ingá
A vagem do ingá era preferido pelas crianças de roça, que adoravam subir em seu pé, para colher as vagens e degustar sua polpa adocicada.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!O fruto do ingazeiro possui propriedades terapêuticas que são adstringente, antiartrítica, antirreumática e disentérica.
Ele é usado na medicina popular, principalmente nos rincões brasileiros, para alívio de reumatismo, problemas intestinais, disenteria e dores de cabeça. Suas cascas são empregadas para controlar a diarreia.
O fruto é consumido in natura, mas pode ser usado em mousses, sucos e sorvetes. Seu aproveitamento em variadas receitas é pouco popular, mas vem conquistando seu espaço aos poucos.
Onde encontrar a planta?
A planta é muito apreciada em toda a Amazônia; cultivado nos arredores das habitações e por toda parte, sendo frequente na mata, no estado subespontâneo.
O ingazeiro é muito comum, também, para o sombreamento das lavouras de café plantadas nessa região.
Ele é comumente encontrado em quintais das casas de roça, em mercados municipais, em forma de vagem para consumo pelos amantes da fruta, que é pouco popular nas cidades brasileiras, mas ao pouco vem sendo descoberta, apreciada pelas pessoas e aproveitada para preparação de picolés e sorvetes.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp