Patioba (Syagrus bothryophora) é uma tipicamente brasileira encontrada, principalmente, do norte da Bahia até o Espírito Santo. Conhecida popularmente por Pati, Puri e Pati-doce.
Conheça a Patioba
A palmeira possui caule solitário, ereto e liso que pode alcançar até 18 metros de altura e diâmetro que varia de 10 a 23 cm de diâmetro. Suas folhas pinadas são arqueadas e chegam até 3 metros de comprimento. Sua flores verde-amareladas produzem frutos adocicados e com casca dura.
A planta prefere clima tropical, se adapta bem a qualquer tipo de solo, possui crescimento rápido, mas não é tolerante a grandes estiagens.

Patioba (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)
Utilização da Patioba
O tronco da palmeira é utilizado para construções rurais e seus frutos são ricos em óleo comestível. A planta é extremamente ornamental, com potencial para cultivo no paisagismo em geral, de regiões tropicais e sub-tropicais.
Utilizada em projetos paisagísticos para ornamentação de praças, jardins, canteiros e ruas, além de quintais de chácaras.
Na Reserva Indígena da Jaqueira, situada em Santa Cruz de Cabrália, os peixes são preparados e servidos em folhas de Patioba para degustação pelos visitantes.
Onde encontrar a palmeira?
Ela é encontrada em vegetação nas praias do litoral da Bahia e Espírito Santo, em quintais de casas de roça que possuem vegetação variada; e em sites que comercializam sementes, mudas e plantas.
Be the first to comment on "Patioba palmeira brasileira que enfeita"