Sucuuba (Himatanthus sucuuba (Spruce ex Müll. Arg.) Woodson) é uma árvore nativa da Amazônia, amplamente conhecida como planta medicinal nas regiões norte e nordeste do Brasil.
Ela possui diversos nomes populares tais como sucuba, janaguna, dona-joana, leiteira, raivosa, sabeú-una, tiborna, angélica da mata e banana de papagaio.
A planta é comumente usada pelos índios da região norte desde tempos remotos; além de difundirem o conhecimento popular entre os não-índios, que também fazem uso de suas propriedades medicinais.

Conheça a Sucuuba
Ela é uma árvore de grande porte, que pode atingir até 40 metros de altura, de tronco ereto e casca rugosa. Encontrada na floresta amazônica, em terrenos alagadiços. Sua inflorescência possui poucas flores, que são grandes e brancas; os frutos são geminados em forma de duplo folículo contendo sementes aladas. Sua propagação é pela água dos rios e pelos animais silvestres.
Propriedades Terapêuticas da Sucuuba
Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como antitumoral, anti-inflamatória, analgésica, antifúngica, antianêmica, vermífuga, laxativa; além de aliviar problemas de gastrites e artrites.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Utilização da Sucuuba
Ela é amplamente utilizada na medicina popular, para tratamento de tumores, furúnculos, edemas e artrites. As formas mais usuais são a utilização de seu látex ou infusão de suas folhas. O látex é retirado de sua casca e colocado em água até que a solução fique esbranquiçada e armazenado em local frio para ingestão moderada.
Sua madeira é amplamente empregada na construção civil, na construção de caibros, vigas e ripas, brinquedos e cabos de variadas ferramentas.
A retirada da casca da árvore em excesso, poderá comprometer a planta e reduzir o número de espécies, o que poderá provocar a extinção dela.

Estudos científicos da Sucuuba
O biólogo e geneticista, Sebastião Oliveira Rebouças, defendeu tese de doutorado referente às propriedades fitoquímicas e genotóxicas da planta medicinal, através de estudo realizado entre 2008 e 2012.
De acordo com a pesquisa do biólogo, foi comprovada que a planta possui propriedade de proteção celular; além de ser eficaz contra determinadas linhagens de câncer, tais como o de rim e do colo do útero. Os testes mostraram ainda que a planta não apresenta efeitos genotóxicos, que significa dizer que a ingestão dela não produz danos à genética.
Onde encontrar?
Ela é nativa da Floresta Amazônica, sendo encontrada nos estados da região norte até o Maranhão. Há alguns sites que comercializam a planta medicinal, mas deverá verificar a seriedade do site.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
TOP