Uma das bebidas mais consumidas no verão é, sem dúvidas, a água de coco, que além de ser famosa nas regiões litorâneas, é uma opção extremamente refrescante. Seja entrando na composição de drinks, ou simplesmente para se refrescar do calor, a água de coco é uma opção bastante versátil, que também chama atenção pela ampla gama de benefícios que traz à saúde de quem consome.
Além de possuir poucas calorias e apresentar ação diurética, auxiliando pessoas com problemas de retenção de líquidos, a água de coco também possui propriedades antioxidante, sendo rica em diversas vitaminas e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios desse super alimento?

Benefícios da água de coco
- Controle da pressão arterial e do colesterol – a água de coco é uma bebida rica em potássio, mineral que contribui fortemente para a eliminação de sódio pela urina, atuando assim no controle da pressão sanguínea. Além disso, por possuir ação antioxidante, essa bebida auxilia no controle dos níveis de colesterol, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.
- Possui ação antioxidante – alimentos que possuem propriedades antioxidantes são conhecidos por serem imprescindíveis no combate a radicais livres, os quais são substâncias que podem gerar doenças crônicas. Desse modo, a ingestão regular desse alimento auxilia na prevenção de diversas enfermidades, além de contribuir para a manutenção da saúde da pele.
- Auxilia na hidratação – um dos principais motivos pelos quais a água de coco é conhecida é por sua capacidade de hidratação. Isso se deve ao fato de que ela repõe eletrólitos que foram perdidos pelo organismo tanto na forma de suor, quanto na forma de urina, vômitos ou diarreia. Com isso, essa bebida é uma das principais aliadas da saúde de atletas e também de pessoas que sofrem com problemas gastrointestinais.
- Prevenção do envelhecimento precoce – essa deliciosa bebida é rica também em vitaminas do complexo B e em vitamina C, que é conhecida por sua ação antioxidante. Desse modo, a água de coco é fundamental para o combate a radicais livres que, além de estarem relacionados ao aparecimento de doenças crônicas, também geram danos a diversos tipos celulares, culminando no envelhecimento precoce. Sendo assim, o consumo regular dessa bebida atua fortemente na manutenção da boa saúde.
- Auxilia no emagrecimento – outra recomendação desse alimento se dá para pessoas que buscam a redução de medidas corporais, visto que é um alimento com baixo teor calórico. Além disso, é rica em diversas vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento correto do metabolismo, e que são fundamentais no processo de reeducação alimentar.
- Manutenção da saúde dos rins – assim como a ingestão de água de coco está relacionada à excreção de sódio, seu consumo também está intimamente ligado à excreção de potássio, citrato e cloreto, cujas altas concentrações no organismo podem resultar no aparecimento de pedras nos rins. Com isso, essa bebida está relacionada à saúde do sistema urinário como um todo, evitando tanto a formação de cálculos, quanto o desenvolvimento de infecções.
- Fortalecimento do sistema imunológico – em razão da alta concentração de vitaminas, minerais e outros nutrientes, principalmente de vitamina C, essa bebida é de grande valia para o sistema imune; de modo que contribui para a prevenção de diversas doenças e infecções, como as gripes.
- Contribui para a sensação de bem estar – por ser uma fonte de minerais como potássio e magnésio, a água de coco é uma bebida que atua na manutenção do funcionamento do sistema neural, além de atuar na liberação de serotonina, também conhecido como hormônio do bem estar. Sendo assim, ela auxilia tanto na redução do cansaço, quanto no tratamento de diversos sintomas associados à TPM.

Cuidados no consumo
Embora seja um alimento de grande importância para a manutenção da boa saúde, há uma quantidade diária máxima recomendada por nutricionistas; que é de até 3 copos por dia, ou em casos de diabéticos, 1 copo por dia no máximo. Isso se deve ao fato de que, por possuir diversos nutrientes e minerais, o consumo excessivo pode prejudicar algumas funções metabólicas, comprometendo a saúde como um todo. Desse modo, procure sempre o acompanhamento de um profissional da área da nutrição para o cálculo das quantidades ideais a serem consumidas em cada situação.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp