Capim-do-texas gramínea ornamental

Capim-do-texas é uma gramínea de folhagem densa que possui belas inflorescências para ornamentação de vários espaços. Suas folhas são afiladas e longas, nas cores verdes, avermelhadas ou roxas de acordo com a região onde o capim é cultivado.

É uma planta que possui alto risco de invasão ambiental, tendo em seu histórico problemas ecológicos nos Estados Unidos, Havaí, Ilhas Fiji e Austrália, onde foi introduzida na maioria das vezes como planta ornamental. Atualmente há variedades estéreis em cultivo, com baixo poder invasivo, utilizada para fins ornamentais.

Capim do Texas

Capim do Texas (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Conheça o capim-do-texas

Ele é uma gramínea de ciclo perene, conhecido popularmente por capim-roxo e capim chorão. Apresenta-se em touceiras com aproximadamente 40 a 60 centímetros. Sua altura alcança em média, 1,20 metros. Ele dever ser cultivado a pleno sol, mas tolera meia-sombra. Ele é bem resistente, pois tolera fortes geadas, queimadas e rebrota após podas drásticas. Sua reprodução é por touceiras ou sementes.

Suas flores são reunidas em inflorescências cilíndricas, com aspecto de pluma, com cores que acompanham os tons da folhagem, sendo esbranquiçadas nas de folhas verdes e rosadas e arroxeadas nas de folhas vermelhas e roxas.

As variedades mais comuns em cultivo são a Rubrum, Cupreum, Atrosanguineum, Purpureum e Eaton Canyon, uma miniatura.

Capim do Texas

Capim do Texas (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Utilidades do capim-do-texas

Ele é usado para efeito paisagístico, podendo ser cultivado em maciços, bordaduras, jardins ou em canteiros, assim como em vasos e jardineiras. Ele é indicado para jardins de pedras, e de baixa manutenção devido à sua rusticidade. É recomendado também para o controle da erosão do terreno.

Onde encontrar a planta?

Ele é encontrado em canteiros, jardins e praças enfeitando os locais onde está presente, oferecendo um belo colorido à paisagem que o rodeia. Na região sul do Brasil ele apresenta uma cor que chama a atenção dos curiosos e está presente em canteiros de praças e ruas, embelezando ainda mais a região. Suas sementes podem ser adquiridas em sites que comercializam mudas e plantas.

Capim do Texas

Capim do Texas (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Capim-do-texas gramínea ornamental"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.