Álisso, de tamanho pequeno, abundante e muito perfumada

Álisso ( Lobularia maritima) é de origem mediterrânea, sendo conhecida também por Flor de Mel,  Álisso, Açafates-de-prata e Doce-álisso, além de muito comum em países europeus.

Ele possui aparência de um pequeno buquê de flores, por isso muito popular em jardins, pois embelezam os espaços com suas flores muito perfumadas preferidas por abelhas.

Cultivo do Álisso

A bela planta possui pequeno porte, ciclo anual e altura que poderá chegar até a 15 cm. É rústica e exige pouco cuidado para crescimento e produção de flores.

Ela prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, luz direta boa parte do dia; além de resistente à climas mais frios. Propaga-se por mudas ou sementes.

Álisso ( foto http://www.terrain.net.nz)

Álisso ( foto http://www.terrain.net.nz)

Possui pequenas folhas e sua inflorescência, em forma de cacho, é formada por inúmeras flores brancas de quatro pétalas, agarradas ao caule da planta. As cores das flores podem variar nos tons alaranjados, lavanda e roxo.

Possui aroma que remete ao mel, além de atrair variados insetos. Ela floresce na primavera, verão e até no inverno.

Seve para quê?

Ela se adapta bem a vasos, jardins, floreiras e jardineiras, além de usadas em maciços e bordaduras de projetos paisagísticos.

Álisso (foto http://www.terrain.net.nz/)

Álisso (foto http://www.terrain.net.nz/)

Aos poucos ela conquista o paladar dos grandes chefs culinários, que a utilizam em diversas criações culinárias, além de enfeitar os variados pratos, seja com o pequeno buquê, ou com as flores isoladas.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em floriculturas, mercados, feiras e em sites que comercializam plantas e mudas de flores.

Be the first to comment on "Álisso, de tamanho pequeno, abundante e muito perfumada"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.