Pinoli e seus variados benefícios para a saúde

5 (100%) 2 vote[s]

Pinoli é uma especiaria originada da árvore Pinus Pinea, conhecida como Pinheiro Manso, de origem mediterrânea.  A semente é pouco difundida entre os brasileiros, pois além de cara é difícil de ser encontrada.

A árvore demora em média 100 anos para começar a produzir os frutos, cujas sementes são chamadas de Pinoli.

Seu preço mais alto é justificado pela dificuldade de cultivo. As sementes remetem às amêndoas, de tamanho reduzido, cuja coloração é amanteigada. Sua colheita acontece nos meses de dezembro a março. A extração da semente ainda é manual, na qual a pinha é descascada de onde se retiram as sementes.

Propriedades do Pinoli

A semente que possui parentesco com o pinhão é rica em proteínas, fibras, vitaminas do Complexo B e sais minerais tais como zinco, cobre, ferro, manganês e magnésio, além de conter ômega 3, 6 e 9.

O consumo regular, em pequena quantidade, auxilia no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e a diabetes.

Utilização do Pinoli

A semente de formato ovalado e de textura macia é utilizada  na culinária sírio-libanesa, na qual é chamada também de Snoubar. Ela faz parte de variadas preparações culinárias tais como esfirras, legumes, quibes, arroz, charutos recheados, pesto, saladas, recheios de tortas e em preparações de sorvete, bolos, tortas e doces. Os italianos e libaneses também apreciam a semente que faz parte de variadas receitas.

Onde encontrar

É encontrado em casas gourmet, em grandes supermercados e casas que comercializam produtos da cozinha árabe.

Pinoli (Foto fonte:www.emporioviva.com.br)

Pinoli (Foto fonte:www.emporioviva.com.br)

Pinoli (foto fonte: //ciboecurenaturali.altervista.org/)

Pinoli (foto fonte: //ciboecurenaturali.altervista.org/)

Be the first to comment on "Pinoli e seus variados benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.