Ferro a brasa presente desde os tempos mais remotos

Ferro a brasa, utilizado desde o século IV, época que já havia o hábito de alisar roupas ou engomá-las. Os chineses foram os primeiros a usarem uma espécie de latão com brasa; que tinha um cabo comprido para alisar ou engomar suas roupas.

O ferro a brasa foi o precursor do ferro a vapor e há pequenas semelhanças no layout dos equipamentos; mas na funcionalidade e praticidade as alterações foram marcantes.

Conheça mais o ferro a brasa

Os primeiros ferros eram confeccionados de madeira, vidro ou mármore, que eram utilizados a frio. Quando o costume de engomar roupas surgiu; houve a necessidade de usar um artefato quente para conseguir o efeito desejado.

O ferro a brasa ganhou popularidade a partir de século XVII; mas foi a partir do século XIX, que ele começou a ser substituído pelo ferro de lavanderia, a gás e a álcool.

O ferro era um artefato pesado, oco para receber as brasas que eram queimadas em fornalhas ou fogões a lenha. Ele tinha uma tampa móvel com cabo de madeira, que era presa por espécie de prego, para facilitar a colocação da brasa e a retirada das cinzas. Havia buracos para entrar oxigênio e eliminação da fumaça.

Por muitos anos ele foi companheiro das donas de casas das roças, que cuidavam das roupas de toda a família. As peças eram lavadas à mão; quaradas em gramas; batidas no batedor de madeira para retirar a sujeira; enxaguadas diversas vezes; torcidas na mão; penduradas em varais, que eram suspensos por varas de bambu para secagem; e por último passadas a ferro.

Era uma tarefa trabalhosa, pois as roupas dos agricultores eram difíceis de serem lavadas, pesadas e os tecidos eram mais difíceis de serem passados.

Evolução do ferro a brasa

Ele teve sua modernização a partir de 1882, quando foi criada a patente do ferro de passar elétrico, inventado pelo americano Hery W. Seely. Mas foi em 1926, que o primeiro ferro a vapor surgiu e a partir de 1950 ele começou a se popularizar nos centros urbanos.

Com a popularização do ferro a vapor, o ferro a brasa foi facilmente substituído nas cidades de vários continentes.

No Brasil, o ferro a brasa ainda teve sua importância por muitos anos e principalmente nos rincões brasileiros, nos quais a energia demorou a chegar e foi fundamental para a tarefa de passar roupas.

Onde encontrar o ferro a brasa?

Ele ainda é encontrado em algumas casas de roças, em museus que retratam os costumes da zona rural e em locais que têm o turismo rural como atração.

Ferro a brasa

Ferro a brasa

Be the first to comment on "Ferro a brasa presente desde os tempos mais remotos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.