Charrete dos tempos mais remotos até a atualidade

Charrete, meio de transporte que diminuiu as distâncias entre os lugares nas primeiras vilas, que se transformaram em grandes cidades e nas roças dos rincões das várias regiões desse imenso planeta.

A charrete é um dos meios de transporte mais baratos e desde a antiguidade transporta cargas, alimentos e animais, facilitando a vida das pessoas.

Origem da charrete

Os diversos meios de transporte surgiram com a domesticação dos animais pelo homem e com a invenção da roda, que foi a mola propulsora para várias descobertas.

Após a domesticação dos animais, o homem percebeu que poderia usá-los para transportes de materiais pesados, que para serem transportados, precisavam ser apoiados em alguma que os fizessem deslizar para facilitar seu intento.

Utilização da Charrete

Por muitos anos ela fez parte do acervo das fazendas e casas de roça, juntamente com o carro de boi para transporte de pessoas às festas típicas das pequenas vilas, que se transformaram em grandes cidades.

Ela era a forma que as famílias tinham para levar as crianças para as missas dominicais, para as procissões dos santos padroeiros, para comprar querosene e farinha para preparação de diversos quitutes, que eram preparados pelas donas de casa. Nas casas de roça, toda a alimentação era preparada pela nonas nos fogões à lenha.

A charrete durante séculos fez parte do dia a dia das pessoas e testemunharam várias lutas, revoltas e transformações de gerações.

Onde encontrar a charrete?

Atualmente ela ainda está presente em rincões do Brasil e nas roças que ainda mantêm as tradições de seus antepassados.

Ela faz parte de atrações turísticas em cidades que têm o turismo rural como destaque a faz a alegria das crianças, jovens e adultos.

Em algumas cidades tais como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, e Domingos Martins, as charretes são as estrelas para passeios agroturísticos, que movimentam a região e fazem seus visitantes relembrarem da vida simples das pessoas que moram na roça e curtem a natureza, seus encantos e desafios.

Charrete

Charrete

Be the first to comment on "Charrete dos tempos mais remotos até a atualidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.