Charrete: dos tempos mais remotos até a atualidade

A charrete é um meio de transporte que diminuiu as distâncias entre os lugares nas primeiras vilas, que se transformaram em grandes cidades e nas roças dos rincões das várias regiões desse imenso planeta.

A charrete é um dos meios de transporte mais baratos e desde a antiguidade transporta cargas, alimentos e animais, facilitando a vida das pessoas; e conectando ainda mais as pessoas ao longo do tempo.

Charrete (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Origem da charrete

Os diversos meios de transporte surgiram com a domesticação dos animais pelo homem e com a invenção da roda, que foi a mola propulsora para várias descobertas.

Após a domesticação dos animais, o homem percebeu que poderia usá-los para transportes de materiais pesados, que para serem transportados, precisavam ser apoiados em alguma que os fizessem deslizar para facilitar seu intento. Desse modo, a estrutura da charrete foi desenvolvida, e sofreu alterações com o passar do tempo para aumentar o conforto e torná-la ainda mais dinâmica.

Utilização da Charrete

Por muitos anos ela fez parte do acervo das fazendas e casas de roça, juntamente com o carro de boi para transporte de pessoas às festas típicas das pequenas vilas, que se transformaram em grandes cidades.

Ela era a forma que as famílias tinham para levar as crianças para as missas dominicais, para as procissões dos santos padroeiros, para comprar querosene e farinha para preparação de diversos quitutes, que eram preparados pelas donas de casa. Nas casas de roça, toda a alimentação era preparada pela nonas nos fogões à lenha; outra tradição que é preservada até hoje em diversas cidades brasileiras.

A charrete durante séculos fez parte do dia a dia das pessoas e testemunhou várias lutas, revoltas e transformações de gerações; possuindo inclusive seu papel na atualidade.

Charrete (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Onde encontrar a charrete?

Atualmente ela ainda está presente em rincões do Brasil e nas roças que ainda mantêm as tradições de seus antepassados. Mas é importante ressaltar que ela faz parte de atrações turísticas em cidades que têm o turismo rural como destaque a faz a alegria das crianças, jovens e adultos.

Em algumas cidades tais como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, e Domingos Martins, as charretes são as estrelas para passeios agroturísticos, que movimentam a região e fazem seus visitantes relembrarem da vida simples das pessoas que moram na roça e curtem a natureza, seus encantos e desafios.

Be the first to comment on "Charrete: dos tempos mais remotos até a atualidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.