Galo-da-serra, considerado uma das aves mais bonitas do Brasil

Dentre os diversos representantes da fauna brasileira, os que mais chamam a atenção por sua beleza, sem dúvida são as aves. Sejam elas passeriformes ou não, as aves que compõem a fauna brasileira se caracterizam por suas cores extravagantes, por seus comportamentos inusitados, e por alguns formatos bem diferentes. E um exemplo típico de beleza e peculiaridade é o galo-da-serra (Rupicola rupicola), uma ave extremamente rara da região amazônica, que chama a atenção dos olhares mais curiosos.

Galo-da-serra (foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galo-da-serra_(Rupicola_rupicola).jpg)

Características da espécie

Também conhecido como galo-da-rocha e galo-da-serra-do-pará, essa espécie é uma das representantes da ordem Passeriformes, em que se encontram espécies bastante comuns, como a andorinha, o canário-da-terra e o tiê-sangue; as quais apresentam um certo formato do corpo bastante característico. Contudo, essa espécie faz pare da família zoológica Cotingidae, em que se encontram aves neotropicais que vivem predominantemente em áreas de floresta.

Em termos morfológicos, é uma ave que pode medir até cerca de 28 centímetros e que apresenta um dimorfismo sexual muito evidente; ou seja, os machos são diferentes das fêmeas. Isso porque os machos apresentam uma coloração alaranjada bastante característica, com um topete em forma de leque. Já a fêmea apresenta coloração mais amarronzada, bem menos extravagante, e possui um topete menor do que o do macho. Ah, e caso esteja pensando, sim, essa coloração e esse topete fazem parte do ‘arsenal’ do macho para cortejar sua fêmea.

Além disso, é importante mencionar que a coloração alaranjada típica é adquirida somente com a idade, ocorrendo em formas de manchas que se estendem até o preenchimento total do corpo. Desse modo, durante o período reprodutivo, essa coloração é bem evidente, e passa a ser mais amarelada com o passar dos anos, indicando a senescência do indivíduo.

Galo-da-rocha macho (foot: http://invitaminerva45.blogspot.com/2017/08/galo-da-rocha.html)

Hábitos do Galo-da-serra

O galo-da-serra é uma ave encontrada principalmente em áreas florestais próximas a montanhas, sendo frequente nos estados de Roraima, Pará e Amazonas; como por exemplo na área que compreende o belíssimo Monte Roraima, ou ainda a cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, que é bem famosa pela natureza preservada onde se encontram exemplares dessa espécie.

Em relação a sua alimentação, trata-se de uma ave onívora, capaz de se alimentar de frutos como o açaí, mas que também se alimenta de alguns animais, como lagartixas e pequenos insetos. Mas, é importante ressaltar que além de predador, esse animal é presa fácil de diversos vertebrados, como a onça-pintada e algumas espécies de gaviões, principalmente durante a corte realizada pelo macho, que se torna bastante vulnerável e exposto.

E por falar em reprodução, os machos de galo-da-serra se reúnem próximo a paredões rochosos em áreas onde realizam os cortejos, também chamadas de leks, que serão avaliados pelas fêmeas. Estas, por sua vez, são responsáveis pela construção dos ninhos. Desse modo, aquele que se mostrar mais apto será selecionado e irá acasalar com a fêmea em questão.

Após o acasalamento, há a postura de cerca de 2 ovos, que são incubados somente pelas fêmeas por um período médio de 4 semanas; e que darão origem aos filhotes que também são cuidados exclusivamente pelas fêmeas. Sendo assim, percebe-se que o cuidado parental é realizado somente pelas fêmeas, ao passo que os machos se dedicam exclusivamente à reprodução.

Be the first to comment on "Galo-da-serra, considerado uma das aves mais bonitas do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.