Lagartixa: o réptil que chama a atenção pela habilidade de escalada

A lagartixa (Hemidactylus mabouia), também conhecida como lagartixa-de-parede ou briba, é um réptil que desperta a curiosidade de muitas pessoas.

Originária de países africanos, ela foi introduzida no Brasil e em países do novo mundo, sendo considerada, portanto, uma espécie exótica em nosso país. Atualmente, é encontrada em grande parte do território brasileiro, sendo uma habitante comum da zona urbana.

Lagartixa (foto: http://www.portal.zoo.bio.br/media354)

Características da Lagartixa

A briba é uma espécie de lagarto bem pequena, sendo uma das representantes da família Gekkonidae. Desse modo, possui algumas características peculiares, como a ausência de pálpebras nos olhos, de modo que nunca fecham o olho e lambem os olhos para evitar ressecamento; além de possuírem lamelas adesivas nos dedos, as quais são responsáveis pela sua grande capacidade de escalada na vertical.

Estas lamelas, constituídas principalmente de beta-queratina, relacionam-se às moléculas da parede por uma força físico-química chamada de ‘Forças de Van der Waals’; que confere essa excelente habilidade às lagartixas.

Além de possuir um tamanho pequeno, ela se diferencia de outras espécies de lagartixa, como a lagartixa-de-muro pela sua coloração; uma vez que é bem mais clara, e possui um tegumento menos áspero em relação aos calangos. Vale ressaltar também que alguns hábitos permitem caracterizar a lagartixa de parede e diferenciá-la das demais.

Patas (foto: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/08/13/interna_ciencia_saude,442027/cientistas-desvendam-a-aderencia-das-lagartixas-que-desafiam-a-gravidade.shtml)

Hábitos desses répteis

Essa espécie apresenta hábitos predominantemente noturnos, sendo encontrada nas paredes e tetos das casas das regiões urbanas do país. Além disso, ao contrário do que muito se pensa, é uma espécie inofensiva, não peçonhenta, e que possui grande influência no controle de algumas espécies de artrópodes; visto que se alimenta de insetos, como moscas; e alguns aracnídeos, como o escorpião-amarelo, embora tenha preferência por aranhas.

No que se refere à reprodução, é uma espécie ovípara, que deposita em média 2 ovos em ninhos gregários; ou seja, ninhos compartilhados por mais indivíduos. Esses ovos, que são bem pequenos, possuem uma casca dura e são bem arredondados, sendo facilmente rompidos pelo filhote durante a eclosão.

Dúvidas comuns

É bom ter lagartixa dentro de casa?

Sim, ter lagartixas dentro de casa pode ser benéfico. Elas são predadoras naturais de insetos, como mosquitos, baratas e aranhas, ajudando a controlar a população desses insetos em sua casa. Além disso, as lagartixas são inofensivas para os seres humanos e não transmitem doenças.

Por que a lagartixa fica parada por muito tempo?

As lagartixas são animais ectotérmicos, o que significa que dependem do calor externo para regular a temperatura corporal. Por isso, elas costumam ficar paradas por longos períodos em locais ensolarados para se aquecer. Além disso, as lagartixas são predadoras de emboscada, o que significa que elas ficam quietas esperando a presa se aproximar para capturá-la.

O que atrai a lagartixa?

As lagartixas são atraídas por ambientes com:

  • Abundância de insetos: As lagartixas são predadoras de insetos, então elas são atraídas por lugares com muitos insetos, como cozinhas, banheiros e áreas com plantas.
  • Presença de água: As lagartixas precisam de água para sobreviver, então elas são atraídas por locais com água disponível, como pias, bebedouros e vasos de plantas.
  • Locais úmidos: As lagartixas preferem ambientes úmidos, então elas são atraídas por lugares úmidos, como porões, lavanderias e áreas com sombra.
  • Locais com fendas e rachaduras: As lagartixas usam fendas e rachaduras para se esconder e se proteger de predadores.

Onde as lagartixas se escondem durante o dia?

As lagartixas se escondem durante o dia em fendas e rachaduras em paredes, tetos, móveis e outros objetos. Elas também podem se esconder em plantas, atrás de quadros e em outros locais escuros e úmidos.

O que significa quando aparece uma lagartixa?

A presença de lagartixas em casa não tem nenhum significado específico. Elas são simplesmente animais que estão buscando abrigo e alimento. Algumas pessoas acreditam que as lagartixas são boas sorte, enquanto outras acreditam que elas trazem azar. No entanto, não há nenhuma base científica para essas crenças.

Pode deixar lagartixa no quarto?

Sim, você pode deixar lagartixas no quarto. Elas não são perigosas para os seres humanos e não transmitem doenças. As lagartixas podem ajudar a controlar a população de insetos no quarto, o que pode ser beneficial para sua saúde.

1 Comment on "Lagartixa: o réptil que chama a atenção pela habilidade de escalada"

  1. Erica Marina da Costa Barros | 7 de abril de 2022 at 08:30 | Responder

    Amei as explicações, tem uma aqui em casa, com o nome de Godofredo

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.