Lagartixa: o réptil que chama a atenção pela habilidade de escalada

A lagartixa (Hemidactylus mabouia), também conhecida como lagartixa-de-parede ou briba, é um réptil que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Originária de países africanos, ela foi introduzida no Brasil e em países do novo mundo, sendo considerada, portanto, uma espécie exótica em nosso país. Atualmente, é encontrada em grande parte do território brasileiro, sendo uma habitante comum da zona urbana.

Lagartixa (foto: http://www.portal.zoo.bio.br/media354)

Descrição da espécie

A briba é uma espécie de lagarto bem pequena, sendo uma das representantes da família Gekkonidae. Desse modo, possui algumas características peculiares, como a ausência de pálpebras nos olhos, de modo que nunca fecham o olho e lambem os olhos para evitar ressecamento; além de possuírem lamelas adesivas nos dedos, as quais são responsáveis pela sua grande capacidade de escalada na vertical. Estas lamelas, constituídas principalmente de beta-queratina, relacionam-se às moléculas da parede por uma força físico-química chamada de ‘Forças de Van der Waals’; que confere essa excelente habilidade às lagartixas.

Além de possuir um tamanho pequeno, ela se diferencia de outras espécies de lagartixa, como a lagartixa-de-muro pela sua coloração; uma vez que é bem mais clara, e possui um tegumento menos áspero em relação aos calangos. Vale ressaltar também que alguns hábitos permitem caracterizar a lagartixa de parede e diferenciá-la das demais.

Patas (foto: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/08/13/interna_ciencia_saude,442027/cientistas-desvendam-a-aderencia-das-lagartixas-que-desafiam-a-gravidade.shtml)

Hábitos da lagartixa

Essa espécie apresenta hábitos predominantemente noturnos, sendo encontrada nas paredes e tetos das casas das regiões urbanas do país. Além disso, ao contrário do que muito se pensa, é uma espécie inofensiva, não peçonhenta, e que possui grande influência no controle de algumas espécies de artrópodes; visto que se alimenta de insetos, como moscas; e alguns aracnídeos, como o escorpião-amarelo, embora tenha preferência por aranhas.

No que se refere à reprodução, é uma espécie ovípara, que deposita em média 2 ovos em ninhos gregários; ou seja, ninhos compartilhados por mais indivíduos. Esses ovos, que são bem pequenos, possuem uma casca dura e são bem arredondados, sendo facilmente rompidos pelo filhote durante a eclosão.

Be the first to comment on "Lagartixa: o réptil que chama a atenção pela habilidade de escalada"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.