Onça-pintada, um dos mais belos animais da fauna brasileira

A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como jaguar ou canguçu, é o maior felino das Américas e o maior carnívoro da América do Sul. Pertencente à família felidae, mais popularmente conhecida como felinos, o jaguar é aparentado a outras espécies igualmente bonitas; dentre elas, estão os gatos, leões, tigres e leopardos. Esse animal é um dos símbolos da fauna brasileira e é encontrado principalmente na região amazônica e no Pantanal.

Descrição

Onça-pintada (foto: https://www.greenme.com.br/animais-em-extincao/7635-onca-pintada-em-extrema-vulnerabilidade/)

O canguçu é um animal de grande porte, que pode pesar até 130 kg e ter um comprimento de até 2,4 metros, sendo que somente sua cauda pode ter mais de 60 cm. Com coloração que pode variar do amarelo ao castanho, é bastante conhecida pelas manchas pretas em sua pelagem, as quais têm o formato de pequenas rosetas. Uma informação bastante interessante é a de que essas rosetas são como as impressões digitais da espécie humana; desse modo, cada indivíduo da espécie Panthera onca possui um padrão de estampa em seu pelo, o que permite que seja diferenciado dos demais.

Como vive a Onça-pintada?

Esse animal tem hábito solitário, noturno, sendo que, caso vivam em regiões de mata densa, podem ter hábitos diurnos; é uma espécie carnívora, que se alimenta de aves, mamíferos, como capivaras e veados, mas também se alimentam de outros predadores, como os jacarés. Assim como os gatos, a onça-pintada marca seu território por meio de urina, fezes e arranhões; e também é excelente nadadora, o que faz com que a captura de animais aquáticos seja favorecida, e com que viva próxima à água.

Embora seja um animal solitário, vive com mais indivíduos no período reprodutivo, quando um mesmo macho pode acasalar com várias fêmeas. Todavia, também é bastante comum vários machos acompanharem a mesma fêmea, que, no geral, apresenta um tamanho menor que o parceiro.

A fêmea geralmente atinge maturidade sexual aos 2 anos de idade, e o macho aos 3 anos, quando é atraído pela vocalização e pelo cheiro da fêmea. Após a cópula, a gestação tem duração de aproximadamente 100 dias, e, em média, dá origem a 2 filhotes, que amamentam até os seis meses; é comum que estes acompanhem a mãe até 1 ano e meio, quando passam a viver sozinhos.

Jaguar (foto: https://wall.alphacoders.com/big.php?i=375190&lang=Portuguese)

Curiosidades

Uma característica comum a todos os indivíduos do gênero Panthera, como tigres, leões e leopardos-da-neve, é a ossificação não totalmente completa do hióide. Esse osso, localizado na região da garganta em mamíferos, por não estar completamente formado nesses felinos, é o que origina o esturro; que é o som grave realizado por esses animais, e que os diferenciam dos outros animais da família felidae.

Além disso, a onça-pintada está em risco de extinção desde 2003 pelo Ibama, e a principal causa, além da caça ilegal, é o avanço da fronteira agrícola; desse modo, a floresta Amazônica é um dos principais refúgios e berçários desse belíssimo animal.

Be the first to comment on "Onça-pintada, um dos mais belos animais da fauna brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.