Uma das aranhas mais comuns e até mesmo belas do Brasil é a néfila, conhecida popularmente como aranha-do-fio-de-ouro; ou aranha-de-teia-dourada, que corresponde aos indivíduos da espécie Trichonephila spp.
Encontrada em todo o território brasileiro, a aranha-do-fio-de-ouro habita também o restante das Américas, e outros continentes, como Oceania, Ásia e África.
Características da Aranha-de-teia-dourada
Assim como as demais espécies de aranhas, a aranha-do-fio-de-ouro é um artrópode da classe Arachnida, cujos indivíduos se caracterizam pelo corpo revestido por um exoesqueleto quitinoso, com 8 patas, um par de quelíceras e ausência de asas.
Ao contrário de espécies como a caranguejeira ou a aranha-lobo, a aranha-de-teia-dourada tem uma coloração um pouco menos discreta, se apresentando em tons de verde com amarelo; embora algumas espécies do gênero Trichonephila possam ser amarronzadas com um pouco de amarelo no seu corpo.
Apresentam um abdome mais alongado, e não tão redondo como as viúvas-negras, com pernas mais amarelas e que por vezes apresentam pequenas cerdas escuras. Além disso, apresentam um tamanho corporal de cerca de 5 centímetros, com exceção das pernas, e se caracterizam pela produção de uma teia amarelada, que explica seu nome popular.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Curiosidades sobre a Aranha-do-fio-de-ouro
Normalmente, os indivíduos de aranha-de-teia-dourada constroem teias aéreas, que ficam apoiadas em árvores ou outras plantas; sendo bastante comum encontrar várias dessas aranhas vivendo em locais bem próximos (o que para alguém que tem aracnofobia, pode não ser tão legal assim); sendo que as teias produzidas por cada uma das fêmeas tecedeiras se entrelaçam com as de suas colegas.
Assim como em outras espécies de aranhas (embora a mais conhecida seja a viúva negra), a fêmea da aranha-do-fio-de-ouro é bem maior que o macho; o qual também é encontrado vivendo sobre sua teia aérea, mas em um tamanho menor. Além disso, assim como as outras espécies, trata-se de uma espécie peçonhenta, mas que raramente pica humanos, devido ao fato de ser muito lenta fora de sua teia; de modo que acidentes ocorrem somente quando estas se sentem ameaçadas.
Contudo, algo extremamente interessante que foi descoberto recentemente, e divulgado pela revista da Fapesp é o fato de que a teia, que lembra um fio de ouro, não é tão “inofensiva” quanto parece. Isso porque, assim como as demais teias, ela tem, como uma de suas funções, a captura de insetos e outras presas que serão alimento para a aranha.
Mas, um grupo de pesquisadores do IB-Unesp coletou dados de que a teia da Trichonephila clavipes contém toxinas que atordoam e paralisam a presa; facilitando assim o ataque pela aranha-do-fio-dourado. Desse modo, insetos voadores como abelhas e borboletas se tornam um alvo mais fácil dessas belas aranhas.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Afinal, elas trazem algum perigo ao ser humano?