Conheça o nim (neem):
De origem indiana, a planta conhecida como Nim (ou neem) ou amargosa – Azadirachta indica – é uma árvore que pode atingir até 20 metros quando adulta e copa com diâmetro de mesmo tamanho. É uma planta muito tolerante ao calor e à seca, o que justifica a grande incidência dela nos estados do Nordeste, como o Piauí. Em várias cidades nordestinas, o nim é usado até como paisagismo, integrando canteiros de avenidas e de praças.
As folhas são compostas, com bordos levemente irregulares. As flores, na realidade, inflorescências, são pequenas e pentâmeras (com 5 pétalas), de coloração branca e são polinizadas por abelhas. O fruto é carnoso do tipo drupa (com uma semente), de tamanho pequeno.
A propagação é feita principalmente por meio de sementes, embora possam ser usadas estacas.
APLICAÇÕES DO NIM:
A planta vem sendo usada no meio rural como repelente para insetos diversos, inclusive contra a mosca do chifre, que traz grande incômodo ao gado. Em alguns locais o nim vem sendo empregado também para o controle do carrapato, um aracnídeo.
Além da aplicação veterinária, o nim vendo sem empregado para espantar diversas pragas nas mais variadas lavouras e hortas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Alguns estudos têm mostrado que a planta também pode contribuir para repelir o Aedes aegypti, vetor de várias doenças ao homem como dengue, chicungunya, febre amarela e zika. Há estudos que comprovam a eficácia do nim como repelente para 418 espécies de pragas.
Na área médica, a planta é usada no tratamento de doenças do couro cabeludo (neste caso, usa-se um óleo extraído das sementes, que tem ação antifúngica), no combate à diarreia e para o tratamento de vermes intestinais (neste caso, usa-se o suco de suas folhas).
PREPARO DO EXTRATO DE NIM:
Para cada 1 litro de água, usam-se 100 g de folhas (verdes ou secas). Como as folhas são compostas, recomenda-se retirar o eixo central e usar somente os folíolos. Coloca-se tudo em liquidificador e bate. Deixa-se a mistura em repouso por 24 horas.
O produto obtido pode ser pulverizado sobre o cultivo desejado e repetido por mais duas vezes, em intervalos de 7 dias entre uma aplicação e outra.
Nim e a espécie humana:
A principal substância responsável pela toxidade do nim é a azadiractina, muito abundante no fruto e nas folhas.
Trata-se de uma substância que rapidamente sofre degradação em condições de campo, principalmente por ação da luz ultravioleta e queda no pH. Em decorrência disso, a duração da ação de um extrato de nim é de, no máximo, 8 dias.
Estudos mostraram que os produtos à base de nim apresentam baixa toxidade ao homem e aos demais mamíferos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp