Os diferentes tipos de arroz mais consumidos no mundo

Rate this post

O arroz (Oryza sativa) é considerado o alimento mais consumido no mundo, tanto por sua versatilidade, quanto por ser um alimento mais acessível à população. Seja acompanhado de feijão na hora do almoço; ou na forma de arroz doce; ou ainda como um bolo salgado, esse vegetal da família botânica Poaceae conquistou o paladar dos brasileiros de forma significativa.

Esse grão, além de muito versátil na culinária, também é um dos grandes aliados à manutenção da boa saúde; visto que possui uma vasta gama de vitaminas, como do complexo B, vitamina A e vitamina E; além de diversos minerais, tais como ferro, potássio e fósforo. Mas, você sabia que existe uma grande variedade de tipos de arroz, que variam em sabor, textura e em valores nutricionais?

Tipos de Arroz (foto: http://receitasdeminuto.com/tipos-de-arroz/)

Os diferentes tipos de Arroz

  • Arroz branco – também chamado de agulhinha, ou de arroz polido, é o tipo mais comum nas mesas brasileiras. Durante seu processamento, há a remoção da casca; o que, além de deixá-lo com sua cor branca característica, faz com que haja a perda de alguns nutrientes. Todavia, é um dos mais acessíveis do mercado, além de ser cozido facilmente.

Arroz branco (foto: https://receitas.band.uol.com.br/receita/arroz-branco-soltinho-band-receitas-id-12009)

  • Arroz integral – conhecido popularmente por sua coloração mais amarronzada, e por integrar diferentes dietas; esse tipo não passa pelo processo de remoção da casca e, consequentemente, apresenta uma maior quantidade de nutrientes e de minerais quando comparado ao arroz branco. Além disso, como a casca é mantida, o tempo de cozimento também é maior.

Arroz integral (foto: https://www.armazemsaojudastadeu.com/produto/arroz-integral-agulha/)

  • Arroz japonês – também chamado de arroz cateto, é mais arredondado e transparente, além de ser muito utilizado no preparo de comidas de origem japonesa. Além disso, por ter uma alta concentração de amido, adquire aspecto mais cremoso após o cozimento.

Arroz Japonês (foto: https://www.cozinhatecnica.com/2019/05/arroz-japones/)

  • Arroz parboilizado – esse é um dos tipos de arroz mais utilizados em restaurantes e bares, principalmente por seu rápido cozimento. Isso se deve ao fato de que esse tipo é previamente cozido, ou seja, passa por um cozimento com a casca, de modo que os nutrientes dela sejam incorporados ao interior do grão, para que possa, posteriormente, ser retirada. Desse modo, é uma variedade que apresenta uma boa quantidade de nutrientes.

Arroz parboilizado (foto: https://saude.abril.com.br/alimentacao/arroz-parboilizado-e-melhor-do-que-o-branco/)

  • Arroz negro – esse é um dos tipos com sabor mais característico e marcante. Além de ser rico em fibras, proteínas e minerais, sendo mais nutritivo que o arroz integral, ainda é uma variedade de alto custo, cujo tempo de cozimento é bastante elevado, devido à existência de uma casca bem dura.

Arroz negro (foto: https://gazetadocerrado.com.br/arroz-negro-conheca-a-origem-e-os-beneficios/)

  • Arroz vermelho – assim como o arroz negro, esse é um tipo que apresenta sabor bem marcante; além de ser um alimento rico em ferro, zinco, e grande quantidade de fibras.

Arroz Vermelho (foto: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/39540267/lancada-primeira-cultivar-de-arroz-vermelho-desenvolvida-no-brasil)

  • Arroz arbóreo – conhecido principalmente por ser um dos tipos mais utilizados em pratos de origem italiana, assim como o arroz japonês, possui uma concentração de amido tal que permite uma maior cremosidade após o cozimento. Como seus grãos são pequenos e arredondados, é o mais usado na elaboração de risotos.

Arroz Arbóreo (foto: https://www.territoriovida.com.br/loja/arroz-arboreo/)

  • Arroz glutinoso – conhecido por integrar diversas receitas de origem japonesa, esse arroz se caracteriza por ser mais curto, e por apresentar uma consistência bastante pegajosa após ser cozido. Além disso, é um alimento bem versátil, podendo ser consumido tanto com, quanto sem casca; além de ser consumido como farinha em alguns casos.

Arroz Glutinoso (foto: https://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/receitas-de-mochi/attachment/tipos-de-arroz)

  • Arroz basmati – presente nas culinárias indiana e tailandesa, esse tipo de arroz é um dos mais perfumados de que se tem conhecimento. Além de muito adocicado, não requer o uso de muitos condimentos, sendo muito utilizado em pratos com curry e com lentilha, por exemplo.

Arroz basmati (foto: https://agro20.com.br/arroz-basmati/)

Be the first to comment on "Os diferentes tipos de arroz mais consumidos no mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.