Sorva exótica e repleta de aplicações para a alimentação

Sorva (Couma utilis) é de origem amazônica, sendo cultivada em Manaus e nas regiões rurais da Região Norte, sendo muito popular entre as famílias ribeirinhas.

A planta é muito conhecida pelos indígenas e utilizada na medicina popular para alívio de várias enfermidades entre os ribeirinhos.

Conheça mais sobre a Sorva

É uma árvore de médio porte, que chega a alcançar até 20 metros de altura, possui copa densa, folhas rígidas e verdes; flores pequenas e brancas. A planta adapta-se em terrenos alagados ou em terra firme.

O fruto tem forma arredondada, coloração vermelha, casca fina, suco viscoso e leitoso. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Sorva

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como antidiarreica, adstringente, anti-helmíntica, energética e rica em vitamina C.

Seus frutos adocicados são comestíveis e podem ser empregados na preparação de sucos, geleias, mousses, tortas, sorvetes, vinagres e licores. Sua ingestão regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce. Em algumas regiões da Europa, os frutos secos, são usados na substituição do pão.

O látex da planta é utilizado na medicina popular, acrescido de banana, para alívio de diarreias. Ele é misturado ao óleo de rícino para alívio de verminoses.

Ele é aplicado para calafetar canoas e embarcações, bem como para caiação das palafitas, que são pequenas casas de madeira, que ficam na beirada dos rios. Usado também na fabricação de gomas de mascar.

Os ribeirinhos usam o látex, diluído em água, em substituição ao leite. Ele é misturado à farinha de mandioca servindo de alimentação para os ribeirinhos, que muitas vezes usam só este tipo de alimento. Serve também para preparação de sucos refrescantes ou refrigerantes.

A sorveira pode ser usada também para a recuperação de áreas degradadas ou na arborização de parques e praças. Sua madeira é usada para fabricação de pontas de moinhos, fusos, rolos e cabos de ferramentas.

Onde encontrar a Sorva?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em quintais das casas de roças, em pomares de chácaras e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Sorva (http://www.100milarvores.pt/2014/04/arvores-com-historia-sorveira-sorbus-aucuparia.html)

Sorva (Foto fonte http://www.100milarvores.pt/2014/04/arvores-com-historia-sorveira-sorbus-aucuparia.html)

Be the first to comment on "Sorva exótica e repleta de aplicações para a alimentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.