Maniçoba: iguaria exótica que desperta a atenção dos curiosos

Maniçoba, com aparência exótica, é uma iguaria de origem indígena e popular na culinária paraense; sendo uma das atrações no tradicional almoço do Círio de Nazaré, em Belém; que acontece anualmente no segundo domingo de outubro.

A versão indígena leva cortes de animais tais como cotias, pacas, capivaras etc, que era cozida por aproximadamente 7 a 10 dias. A receita passou por adaptações e utiliza-se outros tipos de carne, que são mais comuns ao paladar.

Ela é facilmente encontrada no Mercado Ver-o-peso e desperta a curiosidade de turistas brasileiros e estrangeiros; que se aventuram na degustação da receita exótica.

Ela é uma iguaria bem exótica, que desperta um pouco de aversão em alguns visitantes, mas a curiosidade de outros, que adoram experimentar alimentos típicos em cidades turísticas brasileiras.

Folha da Mandioca

Folha da Mandioca

Como preparar a Maniçoba?

Ela tem como ingrediente principal a maniva que é a folha da mandioca brava; mais a junção de carnes, embutidos e defumados. É como se fosse uma feijoada sem o tradicional feijão.

A folha da mandioca, passa por cozimento, que dura aproximadamente sete dias; para retirada de uma substância tóxica chamada de ácido cianídrico, que é tóxico e letal, mas após o cozimento é totalmente eliminado.

Há a versão vegetariana, que é a base de proteína de soja, provolone, salsicha vegetariana, a castanha-do-pará e a castanha-de-caju.

Propriedades da Maniçoba

Se a iguaria for preparada conforme a tradição indígena, ela é benéfica para a saúde, pois possui sais minerais tais como ferro, cálcio, vitaminas A e C.

Por ser rica em vitamina C possui propriedades antioxidantes, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Ela deverá ser consumida com moderação para quem tem pressão alta, mas de forma geral ela previne gripes, resfriados e infecções. É um alimento bem calórico e para quem está de dieta não será uma boa opção, mas em pequenas porções, não atrapalhará o regime.

Maniçoba (Foto: http://paladar.estadao.com.br/receitas/manicoba,10000084492)

Maniçoba (Foto: http://paladar.estadao.com.br/receitas/manicoba,10000084492)

Onde encontrar a Maniçoba?

Ela é encontrada na Praça de Alimentação do Mercado Ver-o-Peso; além de ser uma receita típica do Recôncavo Baiano, consumida principalmente nas cidades de Cachoeira e Santo Amaro; onde é o carro-chefe das suas principais festas típicas.

A iguaria vem conquistando cada vez mais adeptos e vem se espalhando principalmente pelo nordeste, que promove diversas festas típicas e expõe a diversa e rica gastronomia brasileira aos visitantes.

 

3 Comments on "Maniçoba: iguaria exótica que desperta a atenção dos curiosos"

  1. achei realmente um prato maravilhoso e lindíssimo com excelente apresentação e muito apetecível e mesmo um prato emblemático da região amazônica embora que de orígem bahiana(do recôncavo),portanto brasileiríssimo,deu-me água na boca,nunca provei mas o seu aspecto é delicioso,gostaria muito e hei de prová-lo,parabéns a todos pela edição deste belíssimo exemplar da nossa culinária regional brasileira.!

  2. Além de encontrada no Pará e na região do recôncavo baiano, descobri que a maniçoba também é tradicional nos municípios de Lagarto e Simão Dias, em Sergipe.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.