Castanha de caju e seus benefícios para a saúde e bem-estar

Castanha de caju, fruto do cajueiro, que é uma árvore tipicamente brasileira, foi disseminada em vários continentes pelos descobridores da América.

Os índios conhecem o caju desde os tempos mais remotos; e o utilizam há muitos séculos na alimentação de suas tribos.

Castanha de caju

Ela é na verdade o fruto do caju, pois a parte colorida e suculenta, é  seu pedúnculo ou cabo, mas é confundido por todos que apreciam o alimento colorido e adstringente.

Propriedades da castanha de caju

Ela é rica em proteínas, antioxidantes, calorias, lipídios, carboidratos, fósforo, cobre, selênio, magnésio, zinco e ferro; além de produzir um um óleo comestível que pode ser utilizado em substituição ao azeite de oliva. Possui propriedades anticancerígenas.

Seu consumo regular, em pequenas doses, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde dos ossos e no controle do colesterol.

Utilização da castanha de caju

Quando está verde ela é volumosa e tenra, sendo conhecida como maturi, ingrediente da culinária nordestina, que é a famosa frigideira de maturi com camarões secos,  receita típica baiana, que ficou imortalizada na obra “Tieta do Agreste” do escritor Jorge Amado.

A amêndoa torrada dá origem a uma farinha muito especial; que é misturada com farinha de mandioca, adoçada e vendida em pequenos cones de papel e preferida pelas crianças.

A partir da 2ª Guerra Mundial, o óleo produzido da castanha transformou-se em um produto estratégico para a indústria, por suas qualidades isolantes e protetoras.

A castanha é apreciada de várias formas seja doce, salgada, adoçada com mel, acrescida de gergelim e cacau. A melhor forma de ingestão é apenas torrada; pois ela é bem calórica e se acrescida de outros ingredientes ficará ainda mais calórica.

Onde encontrar a castanha de caju?

Ela é encontrada facilmente em feiras livres, mercados municipais, sites que comercializam sementes e produtos naturais; além de várias preparações, seja em granolas, saladas, sorvetes, picolés, biscoitos, bolos e pães.

Castanha de caju (http://sacolaocamposeliseos.com.br/castanha-de-caju/)

Castanha de caju (http://sacolaocamposeliseos.com.br/castanha-de-caju/)

Caju

Caju

Maior Cajueiro do Mundo

Maior Cajueiro do Mundo

Be the first to comment on "Castanha de caju e seus benefícios para a saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.