Mangaba tipicamente brasileira repleta de bons nutrientes

Mangaba (Hancornia speciosa) é tipicamente brasileira, encontrada principalmente no cerrado e muito conhecida nas regiões norte e nordeste do Brasil. Seu nome popular é de origem indígena e quer dizer coisa boa de comer.

Conheça a Mangabeira

É uma árvore de pequeno porte, que prefere clima quente e bem resistente a qualquer tipo de solo e à estiagem. Produz belas flores brancas, visitadas por insetos e fruto ovalado, que fica amarelado, com manchas avermelhadas quando amadurece, possui polpa carnosa, adocicada e com muitas sementes. Propaga-se por sementes, mudas e estaquias.

Propriedades da mangaba

Ela é rica em vitaminas A, B e C, fibras e sais minerais tais como cálcio, ferro e manganês. Possui propriedades antioxidante, laxante e hipoglicemiante.

O consumo regular da mangaba in natura, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Utilização da Mangaba

Ela é usada in natura ou na preparação de sorvetes, picolés, sucos, geleias, licores, cremes, pudins, vinagres e compotas; além de acompanhar várias receitas culinárias.

Sua madeira, pouco resistente e esponjosa, é empregada para fazer caixotes, lenha e carvão. A planta é usada ainda para recuperação de áreas degradas, por ser bem resistente.

O caule, quando cortado, solta um látex, que é utilizado para impermeabilizar tecidos e para a confecção de bolas e diversos materiais esportivos.

O látex da fruta é utilizado na medicina popular, acrescido de água, para aliviar e recuperar fraturas ósseas.

Recentes pesquisas realizadas na Unicamp, pelo professor Duarte Novaes, da  Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP); têm obtido bons resultados a partir de experimentos realizados em modelo animal e surpreenderam o docente. A pesquisa deu origem a um pedido de depósito de patente relacionado à “pomada” desenvolvida através de tais experimentos.

De acordo com a pesquisa, foi constatado que o látex possui ácido clorogênico e o naringenin; que na literatura científica são apontados por influenciar positivamente o tecido ósseo. Com o avanço das pequisas, segundo o professor Novaes, poderão ser criados fármacos para aumentar a espessura do osso.

Onde encontrar a Mangaba?

Ela é encontrada em quintais das casas, em pomares frutíferos, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Mangaba (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/mangaba.html)

Mangaba (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/mangaba.html)

Mangaba (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/mangaba.html)

Mangaba (Foto: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/mangaba.html)

Be the first to comment on "Mangaba tipicamente brasileira repleta de bons nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.