O que é Kombucha, e quais são seus benefícios para a saúde?

Uma bebida que vem despertando a curiosidade de muitos brasileiros e conquistando paladares é a Kombucha, uma alternativa repleta de benefícios à saúde. Originária dos países asiáticos, mais especificamente da China, a kombucha era conhecida como chá da imortalidade; e, em razão da influência positiva na saúde de quem a tomava, foi disseminada ao redor do mundo, e vem ocupando um grande espaço na medicina popular brasileira.

Conhecida por ser uma bebida fermentada, ela é originalmente produzida a partir de colônias de bactérias e leveduras, conhecidas como Scoby; que promovem a fermentação do chá preto adoçado. Desse modo, a kombucha é conhecida principalmente por ser rica em probióticos (micro-organismos que contribuem para a boa saúde), além de ser abundante em vitaminas, como a do complexo B e a vitamina C, e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

Kombucha (foto: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/kombucha-o-que-e-para-que-serve-e-como-fazer-1.3131377)

Benefícios da Kombucha

  • Auxilia na melhora da digestão – um dos principais benefícios dessa bebida está aliado à saúde intestinal, pela grande quantidade de probióticos presentes nela. Isso porque esses micro-organismos contribuem para a manutenção de uma microbiota intestinal adequada, além de atuarem na eliminação de bactérias e fungos prejudiciais à saúde do intestino.
  • Atua na prevenção e no combate à candidíase – a candidíase é uma doença ocasionada por fungos, que altera a saúde da região genital, causando coceira e corrimentos alterados. Um fator que contribui fortemente para sua origem é a desbiose intestinal, e o alto consumo de alimentos doces, que comprometem a microbiota genital. Desse modo, o consumo de kombucha, por permitir o equilíbrio da microbiota intestinal, também contribui para que bons micro-organismos se estabeleçam na região genital, prevenindo a candidíase, principalmente de repetição.
  • Possui ação antioxidante – pelo fato de ser uma bebida que pode ser produzida a partir de diferentes fontes, principalmente quando produzida com chá verde, chama a atenção por sua ação antioxidante, auxiliando no combate a radicais livres, que são substâncias que podem causar danos celulares, comprometendo a saúde como um todo. Desse modo, o consumo adequado dessa bebida contribui para a prevenção de doenças crônicas e também do envelhecimento precoce.
  • Atua na redução de dores de cabeça – embora ainda não existam estudos que comprovem a eficácia da kombucha no combate a dores de cabeça, diversos relatos evidenciam que essa bebida auxilia na redução, melhorando a qualidade de vida de pessoas que sofrem com esse tipo de problema; inclusive com enxaqueca.
  • Fortalecimento do sistema imunológico – por ser rico em antioxidantes, esse alimento contribui fortalecendo a imunidade do indivíduo, atuando na prevenção de doenças infecciosas, como gripes e resfriados.
  • Manutenção da saúde cardiovascular – estudos têm evidenciado que o consumo equilibrado dessa bebida atua na redução do LDL, chamado de “colesterol ruim”, que está associado a diversas doenças cardíacas. Desse modo, a kombucha pode ser uma grande aliada à saúde do coração.

Scoby (foto: https://www.revistaabm.com.br/artigos/mitos-e-verdade-sobre-o-kombucha-cha-probiotico-que-ajuda-a-saude)

Como fazer Kombucha, e onde encontrá-la?

Tanto em lojas de produtos naturais físicas, quanto online, é possível encontrar tanto kombuchas prontas para beber, quanto misturas próprias para sua elaboração. E vale lembrar também que, por ser uma bebida cuja base são ingredientes naturais, pode haver variação tanto nos tipos de chás, quanto nos frutos e especiarias que contribuem para um sabor mais adocicado, amargo, ou suave da bebida.

Como fazer a Kombucha:

Caso você queira fazer em casa, há algumas lojas online que vendem as Scoby (colônias de leveduras e bactérias), mas também há grupos especializados na doação/venda de tais colônias. A partir da colônia, também chamada de mãe, já comprada, siga os seguintes passos:

  1. Aqueça a água até soltar bolhas pequenas, evitando sua fervura, que irá servir para o chá;
  2. Coloque o chá desejado (verde, preto, ou branco), e deixe em infusão por cerca de 5 minutos;
  3. Ainda quente, adicione o açúcar – o mais recomendado é o refinado, por ser de mais fácil aproveitamento para o processo fermentativo pelos micro-organismos;
  4. Após a adição de açúcar, misture bem até dissolver tudo, e coe usando filtros de papel. Deixe esfriar.
  5. Após resfriamento, em um recipiente mais largo, adicione o chá já resfriado, o chá iniciador (um líquido ácido fundamental para a produção da bebida, que pode ser inclusive um kombucha produzido anteriormente) e a scoby;
  6. Cubra a boca do vidro com um pano de algodão, e prenda com um elástico, abrigando em temperatura ambiente.
  7. Após uma semana, observe se a colônia já formada está em boas condições, com aparência gelatinosa e mais clara, e se a bebida está com um sabor mais ácido. Lembre-se também que outros sabores podem ser adicionados à bebida, de acordo com a preferência do paladar.
  8. Coloque a bebida em um recipiente, e consuma em até uma semana. A colônia (Scoby) pode ser guardada para a elaboração de outras kombuchas.

Cuidados e recomendações

Assim como outros alimentos, é importante que haja certo cuidado em relação ao consumo de kombucha, visto que por ser um alimento mais ácido, pode causar alguns desconfortos. Além disso, os chás recomendados para a elaboração da bebida são chás ricos em cafeína, de modo que deve ser evitado por pessoas que tenham maior sensibilidade.

Kombucha (foto: reprodução/pinterest)

Be the first to comment on "O que é Kombucha, e quais são seus benefícios para a saúde?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.