Origem e propriedades medicinais do Chá Verde para a sáude

Chá Verde (Cammelia sinensis) é uma planta de origem asiática e conhecida ainda como chá preto, sendo muito popular para a manutenção da boa saúde.

Ele está reunido em mais de 250 variedades, além de ser conhecido há milênios e muito utilizado na medicina popular, principalmente entre os japoneses e chineses.

Chá Verde

Chá Verde (foto https://blog.plantei.com.br/as-folhas-de-camellia-sinensis-e-seu-poderoso-cha-verde/)

Descrição

O arbusto possui ciclo perene e pode atingir até 20 metros de altura, o que varia com a espécie. Prefere solo fértil, rega constante sem encharcamento e luz solar boa parte do dia. Propaga-se por mudas ou sementes.

A colheita das folhas requer cuidado para que elas tenham boa saúde e não sejam espeçadas, o que obriga que a colheita seja de forma manual e não mecânica.

Produz belas flores brancas e amareladas, que são polinizadas por insetos, mas que raramente aparecem por causa da colheita dos brotos e folhas novas.

Os frutos pequenos e globosos possuem entre 1 e 3 sementes, com as quais é possível produzir óleo ideal para o consumo humano.

Propriedades medicinais

A planta apresenta várias propriedades medicinais tais como estimulante, anti-prurido (redução da coceira), anti-inflamatório, antioxidante, antialérgica, anticancerígena e anti-úlcera. É rica em vitaminas C, do Complexo B, ácido fólico, minerais, óleo essencial, tanino e cafeína.

Serve para quê?

De suas folhas são produzidos, em média 6 tipos de chás que são o branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro. O chá-verde e o chá-preto pertencem a mesma espécie, que é a Theaceae, sendo que o chá-verde não é fermentado antes da secagem, ao contrário do chá-preto. As folhas devem ser colhidas ainda jovens, pois são mais tenras.

Chá Verde (foto http://blog.diariodocha.com.br/historia/o-que-e-a-camellia-sinensis/)

Amplamente usada na medicina popular, atua para a perda de peso, previne doenças cardiovasculares e a má circulação sanguínea; além de ajudar no controle da pressão arterial, na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico. Usado como bebida para substituição do café, suco e refrigerante.

Onde encontrar?

A planta é encontrada em grandes lavouras comerciais, em farmácias de manipulação, mercados e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinas não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem e propriedades medicinais do Chá Verde para a sáude"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.