Assacu exótica planta amazonense com diversas finalidades

Assacu (Hura Crepitans) é nativa das Américas, sendo encontrada na floresta amazônica; amplamente conhecida na região norte brasileira; e na medicina popular, para alívio de problemas de pele e feridas. Ela possui outros nomes tais como Açacu, Areeiro e Guaçacu.

Conheça o Assacu

É uma planta de grande porte, que pode chegar até 40 metros de altura, possui casca lisa, parda e repleta de espinhos. Suas folhas são compostas e pecioladas; além de possuir pelos na nervura principal. Suas flores masculinas são em formato de espigas e as femininas em forma de pedúnculo, aparecem de maio a junho.

O fruto, produzido nos meses de junho e julho; é uma capsula que remete a uma mini-abóbora, com aproximada 8 cm de diâmetro. Ao amadurecer solta suas sementes.O látex extraído da planta é muito irritante para os olhos e bocas. A planta propaga-se por mudas e não tolera locais alagados.

Propriedades do Assacu

Ele possui propriedades cicatrizante, anti-inflamatória, antirreumática e purgante.

Utilização do Assacu

Ele possui finalidades ornamentais, usado em arborização de ruas ou em projetos paisagísticos.

Sua madeira é leve, macia e pouco durável, empregada na construção civil, em fabricação de forros, obras internas, palitos de fósforo, caixotaria e para produção de pasta de celulose. Um dica para manusear sua madeira é cortar a árvore e deixar que seu látex escorra.

Na medicina popular, a etnia Apurinã do Amazonas utiliza o suco do assacu para envenenamento das pontas das flechas para caçadas. Já foi muito comum no estado do Pará a utilização de seu látex para cura da lepra. Seu látex é bem prejudicial às mucosas. Suas cascas são usadas para alívio dos terríveis furúnculos.

O óleo extraído das sementes atua como purgante e deverá ser ingerido com muita cautela, ou com acompanhamento de profissionais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente maléficas à saúde.

Assacu (foto fonte //dicionarioportugues.org/pt/acacu)

Assacu (foto fonte //dicionarioportugues.org/pt/acacu)

Assacu (foto fonte //www.portaldoholanda.com.br/assacu/casca-da-planta-assacu-pode-ser-usada-contra-furunculos)

Assacu (foto fonte //www.portaldoholanda.com.br/assacu/casca-da-planta-assacu-pode-ser-usada-contra-furunculos)

2 Comments on "Assacu exótica planta amazonense com diversas finalidades"

  1. OLAVO ANTÔNIO DE OLIVEIRA | 17 de maio de 2019 at 21:31 | Responder

    Muito interessante essa matéria. Não imaginava que essa planta tivesse tanta utilidade mas, também pudesse ser maléfica. Em geral, a matéria não fala sobre a possibilidade de construir casas flutuantes sobre as tora dessa madeira. Gostaria de saber onde adquirir mudas. Moro em Juiz de Fora – MG

  2. ta muito bom, eu trabalho com essa planta e ela tolera sim, e muito bem, locais alagados.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.