Caqui de sabor agridoce, conhecido em diversos continentes

Caqui ( Diospyros kaki L), originário da Ásia, espalhou-se pelos diversos continentes, principalmente em regiões que possuem clima tropical. No Brasil chegou no início do século XX, no estado de São Paulo. Ele é conhecido também como fruta do outono.

No Japão estão catalogadas aproximadamente 800 variedades do fruto, que possui diferente forma, tamanho, cor, polpa, sabor, cor da polpa, forma das sementes, textura e espessura da casca. O fruto é muito apreciado pelos japoneses, principalmente na forma de passa.

Cultivo do Caqui

O caquizeiro pode alcançar até 10 metros de altura, prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, temperatura mais amena, mas não tolera ventos fortes; além de espaço mais amplo para crescimento e frutificação.

Produz flores que variam do branco ao amarelado, muito visitadas por insetos. Seu fruto nasce verde e fica avermelhado quando amadurece, com polpa suculenta e agridoce. Propaga-se por sementes, mudas e enxertia. Ele pode ser cultivado em vasos e canteiros, mas seu crescimento e produção serão menores.

Propriedades do Caqui

Ele é rico em propriedades terapêuticas tais como alcalinizante, antioxidante, estomáquica, fortificante, laxante, nutritiva e tônica. Possui vitaminas A, C, E, K, fibras, açúcares e taninos.

Benefícios do Caqui

Ele auxilia no bom funcionamento intestinal, na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, para problemas do fígado e do estômago; além de auxiliar no tratamento de tuberculose e de problemas das vias respiratórias.

Utilização do Caqui

Ele pode ser consumido in natura, em saladas de frutas, sucos, doces, compotas, tortas, geleias, picolés, sorvetes e onde mais a imaginação alcançar.

Ele é utilizado para a produção de bonsai, gerando belas árvores em miniaturas. Sua árvore possui bonita aparência, usada em diversos projetos paisagísticos. Sua madeira é aproveitada para diversas finalidades.

Onde encontrar o caqui?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Caquizeiro

Caquizeiro

Caqui

Caqui

Be the first to comment on "Caqui de sabor agridoce, conhecido em diversos continentes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.