Aveia (Avena sp.) é de origem asiática, conhecida desde a antiguidade, sendo utilizada na alimentação humana e dos animais.
Ela pertence à família Poaceae, tribo Aveneae e gênero Avena; que compreende várias espécies silvestres, daninhas, cultivadas e distribuídas em todo o planeta.
As espécies mais cultivadas são a branca (Avena sativa L.), a amarela (Avena byzantina C. Koch); seja para produção de forragem e grãos. A aveia preta (Avena strigosa Schreb) é empregada como pastagem, de forma isolada ou com outras forrageiras; além de utilizada como adubo verde.
Cultivo da Aveia
A gramínea alcança entre 25 cm a 1,5 m de altura, prefere clima temperado, solo drenado, rega constante, mas sem encharcamento. Produz inflorescência que remete ao formato de pirâmide. Produz fruto pequeno com uma única semente. Propaga-se pelas sementes e possui ciclo produtivo de aproximadamente 120 dias.
Propriedades da Aveia
Ela é rica em fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas; além de diversos sais minerais tais como zinco, silício, selênio, ferro, magnésio, fósforo e cobre. Possui propriedades antibacteriana, diurética, anti-estressante, anticancerígena, saciante, digestiva e hipoglicemiante.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!O consumo regular, em doses moderadas, auxila no bom funcionamento intestinal, no controle da diabetes, do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar na saciedade, podendo ser uma aliada na perda de peso, desde que usada com cautela.
Benefícios e utilização da Aveia
O cereal possui múltiplas formas de utilização pois é usado:
- Para o consumo humano;
- Em matéria prima industrial para a produção de cosméticos;
- Em insumos para indústria química;
- No consumo animal de grãos;
- Na formação de pastagens de inverno para pastejo;
- Na elaboração de feno e silagem;
- Na cobertura de solo; além de empregada na adubação verde com vistas a implantação de variadas culturas.
Como utilizá-la?
Ela é encontrada em forma de farinha, farelo e flocos; sendo amplamente utilizada na culinária para preparação de bolos, mingaus, leite, papas, pães, cookies, cereais matinais e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp