Amaranto repleto de nutrientes para a saúde e culinária

5/5 - (2 votes)

Amaranto (Amaranthus sp.) é um pseudo-cereal de origem americana, amplamente usado pelos maias, astecas e pelos indígenas brasileiros, antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil.

A planta possui bela inflorescência, que ganhou destaque na alimentação humana recentemente, por causa de se seus benefícios para a saúde. Suas sementes variam de coloração, que pode ser branca, dourada ou rosada.

O nome popular é caruru, sendo muito comum nas roças brasileiras, por décadas, para alimentação de porcos ou para banhar as tetas inflamadas das vacas leiteiras.

Amaranto (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Benefícios do Amaranto

Atualmente ele está presente em variadas receitas culinárias, sendo amplamente divulgado por nutricionistas com formação em alimentação natural; além de ser conhecido como PANC, Planta Alimentícia Não Convencional. Ele é encontrado em forma de flocos, farinha ou semente.

Ele é rico em fibras, proteínas, vitaminas A e C; dos sais minerais potássio, ferro, zinco, magnésio e cálcio; além de propriedades antioxidante, anti-inflamatória, diurética, antifúngica e adstringente. Seu consumo auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Suas sementes são usadas na preparação de saladas, biscoitos, cookies; além de enriquecer pães e bolos. Suas folhas e talos podem ser consumidos em saladas de legumes e omeletes. Os grãos aquecidos viram pipoca e triturados transformam-se em farinha, que é utilizada em diversas preparações culinárias.

Amaranto ( http://naturistaalfonso.com/amaranto-proteinas-similares-a-la-carnesin-sus-acidos/)

Amaranto ( http://naturistaalfonso.com/amaranto-proteinas-similares-a-la-carnesin-sus-acidos/)

Cultivo do Amaranto

A planta pode alcançar até 50 centímetros de altura, prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes.

Seu cultivo é bem simples e poderá fazer parte de uma pequena horta doméstica, que poderá estar em pequenos apartamentos ou quintais das casas.

Há variedades da planta e cada uma possui uma especificidade:

  • Amaranthus cruentus próprio para saladas, possui flores e folhas vermelhas;
  • Amaranthus tricolor possui finalidades ornamentais, que embelezam diversos espaços;
  • Amaranthus virids, que é o mais fácil de ser encontrado e muito conhecido pelas pessoas das zonas rurais, por causa de sua presença na alimentação suína e para o tratamento de machucados ou inflamações no gado bovino.

Be the first to comment on "Amaranto repleto de nutrientes para a saúde e culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.