Saíra-sete-cores: ave de coloração exuberante, bela por natureza

A saíra-sete-cores (Tangara seledon) é considerada uma das aves mais bonitas do Brasil, habitante da Mata Atlântica brasileira. Conhecida também como saíra-de-bando, essa ave de beleza peculiar chama atenção por sua coloração, que lembra a da bandeira do Brasil, e pelo seu tamanho, que é em torno dos 13 centímetros.

Assim como outras espécies de pássaros, a saíra-sete-cores é uma espécie que vive predominantemente em bandos, que podem chegar a cerca de 15 indivíduos; e cujo canto é mais pronunciado no crepúsculo e na madrugada.

Tangara Seledon (imagem: Dario Sanches, CC BY-SA 2.0 <https://bit.ly/3vrbN0G>, via Wikimedia Commons)

Conheça a espécie

Assim como uma boa parte das aves que conhecemos, a saíra-sete-cores é uma representante da ordem Passeriformes, onde estão classificadas espécies como o galo-da-serra, a polícia-inglesa-do-sul e a andorinha. Essa ordem da zoologia é caracterizada por abrigar espécies menores, com bicos bastante variados a depender da alimentação.

Conforme mencionado, a saíra-sete-cores é um pássaro que mede em torno de 13 centímetros de comprimento, e que possui um peso médio em torno de 18 gramas; sendo, portanto, uma ave bem pequena. Contudo, o que realmente chama a atenção nela, são suas cores, visto que a cabeça e o peito possuem uma cor azul turquesa, enquanto suas asas se apresentam nas cores verde, preto e azul caneta. Além disso, há algumas regiões verde-amareladas, e outras bem amarelas, como o uropígio.

Uma curiosidade bastante interessante consiste no fato de que há um dimorfismo sexual bastante discreto, o que não é tão comum em aves, visto que na maioria delas, somente os machos são coloridos. Já no caso da saíra-de-bando, a fêmea apresenta as mesmas cores dos machos, mas um pouco menos extravagantes.

Saíra-de-sete-cores (foto: Ben Tavener – https://bit.ly/35li0R0)

Hábitos da Saíra-sete-cores

Habitante principalmente na Mata Atlântica, essa ave pode ser encontrada desde a Bahia até o estado do Rio Grande do Sul, e em outros países, como Argentina e Paraguai. Sua preferência se dá por regiões de floresta tropical, principalmente em bordas, nas quais o pássaro procura seu alimento, mas pode ser vista ainda nas redondezas das áreas urbanas.

Em relação a sua alimentação, a saíra-sete-cores é uma ave onívora, que se alimenta tanto de fontes de proteína vegetal, quanto animal. Desse modo, alimenta-se de pequenos frutos, e outros mais conhecidos como mamão e laranja; embora também se alimente de larvas de insetos que encontra sobre os galhos das árvores onde vive.

No que se refere à reprodução, esse pássaro é monogâmico, de modo que apresenta somente um parceiro na sua temporada reprodutiva. Esta, que ocorre nos meses de verão no Brasil, é marcada pela construção de um ninho que parece uma tigela, e que é bem escondido em meio à vegetação, seja nas folhas ou nos troncos das árvores. Vale ressaltar que a construção é feita pelo casal, e não somente por um dos indivíduos.

Assim, após a cópula, há a postura de cerca de 3 ovos mais esbranquiçados, que são incubados durante 16 dias. Os filhotes, que já podem sair do ninho 2 semanas após o nascimento, apresentam-se em cores bem discretas, e ainda dependem dos pais para alimentação por mais alguns dias.

Be the first to comment on "Saíra-sete-cores: ave de coloração exuberante, bela por natureza"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.