Alho desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde

Alho (Allium sativum) é uma planta de origem asiática utilizada desde 4.500 a.C pelos egípcios; para cura de vários males e nas tumbas dos Faraós, que acreditam na vida pós-morte.

Ele é utilizado de várias formas e em diversas preparações culinárias, cujo costume se perpetua pelas gerações, por causa da importância desse alimento para a saúde. Ele está presente em várias de culturas de vários povos em todo o planeta.

Conheça o alho

É uma planta que prefere temperaturas mais frias, mas se adapta em climas mais quentes. Prefere solos com pouca umidade, bem drenados e rico em nutrientes. Sua propagação é através dos dentes retirados de seus bulbos e introduzidos no canteiro. A colheita de seus bulbos acontece quando as folhas começam a secar.

O dente de alho é envolvido por uma película branca e eles podem ser brancos ou amarelados. O tamanho pode variar de pequeno ao grande. Possui sabor forte, principalmente se consumido in natura, que pode provocar halitose. Há três variedades mais comuns que são o alho branco, alho rosa ou alho temporão.

Propriedades do Alho

Ele possui diversas propriedades tais como antibiótica, bactericida, antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante, vermífuga; além de carboidratos, fibras, vitaminas B e C e sais minerais tais como potássio, fósforo, cobre, cálcio, selênio, ferro, zinco e ácido fólico.

Ele é muito popular em receitas culinárias salgadas, sendo empregado em diversas preparações de alimentos. Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, para saúde do coração, para controle do colesterol, na digestão e na eliminação de gases e vermes intestinais.

Na medicina popular ele é usado para alívio de gripes, resfriados, para picadas de insetos e alívio de males respiratórios.

Na zona rural é muito comum o alho tostado misturado com café sem açúcar e manteiga artesanal para alívio de gripes. Outra indicação é colocar na ração dos animais para evitar picadas de cobras.

Onde encontrar o Alho?

Ele é encontrado em hortas domésticas das casas da roça, em feiras livres, mercados municipais, em forma de cápsulas, extratos e óleos essenciais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Alho

Alho

Alho

Alho

Pé de Alho

Pé de Alho

Be the first to comment on "Alho desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.