Nardo é uma planta asiática rica em propriedades medicinais

5 (100%) 1 vote

Nardo (Nardostachys jatamansi) é uma planta de origem asiática, conhecida popularmente como Espicanardo, Nardo Indiano, Jatamansi e em inglês Spikarnad.

Ele é usado desde a antiguidade na medicina popular no Nepal, Índia e Grécia; além de ser citado em passagens da Bíblia. Espalhou-se para outros continentes por Rotas Marítimas, e por causa de suas variadas propriedades terapêuticas.

O óleo essencial é extraído, em forma de vapor de seus rizomas, secos ou triturados, usado na medicina popular, em rituais de meditação e para banhos de relaxamento e massagem. Ele é usado ainda juntamente com outros óleos essenciais tais como o de hortelã, bergamota, cedro e lavanda.

Nardo (foto //br.pinterest.com/)

Nardo (foto //br.pinterest.com/)

Cultivo

A planta possui ciclo perene, pode atingir entre 10 e 60 cm de altura, prefere solos ricos em nutrientes e úmidos.

Prefere regiões montanhosas para seu crescimento. Possui flores rosadas e multiplica-se por mudas.

Propriedades

Ele é rico em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, anti-séptica, diurética, laxante, sedativa, desodorante, anti-bacteriana, expectorante, fungicida, calmante, repelente, anti-espasmódica e tônico geral.

Serve para quê?

Ele ajuda a curar doenças tais como dermatites, manchas na pele, coceiras, deformação na pele, feridas, pé de atleta, micoses, psoríase; além de ajudar no fortalecimento do sistema circulatório, na melhoria da digestão e da respiração.

O óleo extraído de seus rizomas, possui diversas finalidades tais como na indústria de perfumaria, cosméticos; além de usado para unção em várias religiões.

Nardo (foto //oshadhi.life)

Nardo (foto //oshadhi.life)

Onde encontrar?

Ele é muito popular em várias regiões do planeta, inclusive na Ásia, sendo facilmente comercializado em diversos mercados; além de encontrado em diversos sites, que comercializam óleos essenciais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Nardo é uma planta asiática rica em propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.