Araçá versátil para a saúde, alimentação e para a natureza

Araçá (Psidium sp.) fruto de origem brasileira encontrado em várias regiões do País, conhecido pelos indígenas desde os tempos mais remotos, na alimentação e na medicina popular para alívio de várias enfermidades.

Ele se apresenta em diversas variedades, que produzem frutos em cores diferentes, mais ácidos ou mais adocicados.

Conheça o Araçá

O araçazeiro é uma árvore de pequeno porte, que pode alcançar até 5 metros de altura, que se adapta a qualquer tipo de solo e clima. Suas flores são pequenas e esverdeadas. Os frutos variam nas cores verde, amarela ou vermelha, possuem polpa adocicada que varia do amarelo ao vermelho. A árvore propaga-se por mudas ou enxertia.

Propriedades do Araçá

O fruto apresenta algumas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, relaxante, diurética, antidiarreica, antibiótica e anti-hemorrágica. Ele é rico em vitaminas A, B e C e sais minerais tais como cálcio, fósforo e ferro. Possui bons teores de fibras e antioxidantes.

Utilização do Araçá

Ele é usado na medicina popular para alívio de diarreias, inflamações na boca e gengiva, além de ajudar no tratamento da anemia.

Ele pode ser ingerido in natura e na preparação de sucos, refrescos, licores, sorvetes, cremes, mousses, picolés, geleias e doces. Sua ingestão regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde intestinal; além de prevenir a prisão de ventre.

Ele pode ser usado para finalidades ornamentais, enfeitando ruas, praças e canteiros; além de ajudar na recuperação de áreas degradadas, pois possui crescimento rápido e serve alimento para a fauna.

Onde encontrar o Araçá?

Ele pode ser encontrado em quintais das casas de roças, em terrenos baldios, pomares frutíferos, em pastagens, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Araçá (//www.lorhans.com.br/?lightbox=dataItem-in96x16k)

Araçá (//www.lorhans.com.br/?lightbox=dataItem-in96x16k)

Araçá (Foto: //www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=187)

Be the first to comment on "Araçá versátil para a saúde, alimentação e para a natureza"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.