Pendão de Cana, beleza e prejuízo

5 (100%) 2 votes

A cana de açúcar é uma gramínea nativa do sul da Ásia e amplamente usada na produção de açúcar e de álcool (etanol).  A planta chegou ao continente americano trazida por Cristóvão Colombo, em 1493.

Cana-de-Açúcar

O primeiro plantio da gramínea ocorreu onde atualmente é a República Dominicana.  No Brasil, a planta chegou em 1532; trazida por Martim Afonso de Souza e o primeiro plantio ocorreu na capitania de São Vicente.

Contudo, foi no Nordeste brasileiro (principalmente na Bahia e em Pernambuco) que a cana de açúcar teve grande importância econômica no século XVI e XVII. Atualmente, o  Brasil é o maior produtor de cana de açúcar do mundo, seguido da Índia.

Conheça o Pendão da cana de açúcar

O que pouca gente sabe é que a cana de açúcar produz flores; na verdade, uma inflorescência, que nas roças são comumente chamadas de pendão; às vezes, ocorre a denominação de flecha ou de bandeira.

Ele se forma quando a planta atingiu a maturidade sexual e, portanto, está pronta para a reprodução sexuada. Uma vez iniciada a formação do pendão, o colmo (nome técnico dado ao caule da cana) não cresce mais. Além disso, a planta entra em um processo conhecido como isoporização (ocorre perda de água do colmo, que se torna mais fibroso e dificulta a extração da sacarose).

Pendão de Cana de açúcar

Pendão de Cana de açúcar

Em decorrência da isoporização, estima-se uma redução de 30% na produtividade do canavial. Por este motivo, a busca incessante de técnicas e de procedimentos para retardar a formação do pendão.

Quem está passando perto de um canavial e o encontra cheio de pendões, fica maravilhado com a beleza que se vê. O contraste do verde das folhas com a cor levemente rosada dá um efeito muito bonito na paisagem.

Pendão e o artesanato

Para quem trabalha com artesanato e arranjo de flores, o pendão de cana é um ingrediente sempre bem vindo. Vários arranjos são feitos usando o pendão, folhas de bananeiras e flores de piré secas. Esses arranjos são mais facilmente encontrados em estados da região nordeste.

Pendão de Cana de açúcar

Pendão de Cana de açúcar

Be the first to comment on "Pendão de Cana, beleza e prejuízo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.