Cambuci de sabor azedo mas repleta de nutrientes

Cambuci (Campomanesia phaea) é nativo da Mata Atlântica, conhecido pelos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil.

Seu nome popular é de origem indígena, que remete aos potes e vasos usados por eles para diversas finalidades.

A planta é símbolo da cidade de São Paulo, pois era muito comum nessa região, além de muito utilizada no estado durante o século XIX. Ela esteve ameaçada de extinção e atualmente vem sendo preservada por variadas iniciativas.

Conheça o Cambuci

O cambucizeiro é de pequeno porte, que atinge até 6 metros de altura, possui crescimento lento e tronco que pode variar de 20 a 30 centímetros de diâmetro.

Produz belas flores brancas e grandes. A planta prefere locais com temperatura mais fria para crescimento e frutificação; adapta-se a qualquer tipo de solo, mas precisa de rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes ou mudas.

Seu frutos, cuja forma remetem a um disco voador, são perfumados possuem sabor ácido, são arredondados, de tamanho mediano, com polpa carnosa, fibrosa e poucas sementes. Seu sabor ácido remete ao limão e o substitui em variadas receitas.

Utilização do Cambuci

A fruta possui fibras, alto teor de vitamina C e sais minerais, tais como sódio, potássio e magnésio, mas por causa de sua peculiar acidez é pouco consumida in natura, sendo aproveitada em variadas preparações culinárias.

Seu consumo regular, em doses moderadas, auxilia na fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ele pode ser usado na preparação de sucos, geleias, doces, picolés, na aromatização de caldas, sorvetes e cremes; além de ser componente de bebidas alcoólicas tais com licores e cachaças.

A árvore é apropriada para áreas de reflorestamento, para recuperação de terrenos degradados e também para a arborização de ruas, praças e jardins.

Onde encontrar o Cambuci?

Ele é encontrado principalmente na região sudeste, em chácaras, pomares das casas de roças, em feiras livres, mercados municipais e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Cambuci (Foto: http://brasilaracruz777.blogspot.com.br/2013/01/cambuci.html)

Cambuci (Foto: http://brasilaracruz777.blogspot.com.br/2013/01/cambuci.html)

Cambuci (Foto: http://www.institutoaua.org.br/rotadocambuci/)

Be the first to comment on "Cambuci de sabor azedo mas repleta de nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.